Predela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um retábulo de Carlo Crivelli: a predela é formada por uma seqüência de quatro painéis, representando cenas da Paixão de Cristo.

Predela (do italiano predella) é uma plataforma ou pedestal sobre o qual se posiciona o retábulo de um altar. Nas artes visuais, define-se como predela um conjunto de pinturas ou esculturas que, dispostas lado a lado, formam a parte inferior de um retábulo. A predela tornou-se um elemento bastante importante na arte religiosa medieval e renascentista. Em geral, a sua função iconográfica é a de complementar a cena representada no painel central do retábulo através de pequenas narrativas representando episódios da vida de um santo, de Jesus ou da Virgem Maria. O padrão mais comum é o de frisos horizontais contendo entre três e cinco painéis.

As predelas são consideradas elementos bastante significativos na história da arte ocidental. Como eram consideradas figuras visuais acessórias do retábulo e estavam destinadas a serem somente vistas de perto, permitiam ao artista trabalhar com mais liberdade em relação às rígidas convenções iconográficas que vinculavam a cena do painel principal. Ao longo do tempo tornaram-se mais sofisticadas, até que, durante o Maneirismo, foram gradualmente deixando ser executadas, desaparecendo quase por completo com o advento do Barroco. Hoje, é bastante comum que os painéis que originalmente formavam predelas se encontrem dispersos em coleções públicas e privadas.

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.