Bradypus variegatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Preguiça-comum)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaPreguiça-comum
Bradypus.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Família: Bradypodidae
Género: Bradypus
Espécie: B. variegatus
Nome binomial
Bradypus variegatus
Schinz, 1825
Distribuição geográfica
Bolivian Three-toed Sloth area.png

A preguiça-comum (Bradypus variegatus) é uma espécie de bicho-preguiça amplamente distribuída na América do Sul e Central. É um mamífero que vive aproximadamente 40 anos, tem a pelagem acinzentada, e no caso dos machos, apresentam uma mancha preta circundada de amarelo, na região dorsal. Têm mais ou menos 50cm, mas podem chegar a 1m. Alimentam-se das folhas da embaúba, figueira e ingazeira, dessa última também come os frutos.

Estudos demonstram que, por a embaúba pertencer às rosáceas, a preguiça-comum pode alimentar-se também de rosas, pertencentes as rosáceas. Elas têm preferência por alimentos doces.

Em alguns locais, a preguiça-comum é também chamada de preguiça-bentinho, e não está em risco de extinção, pois esta espécie consegue reproduzir-se em cativeiro, diferente da preguiça-real.

Possui 3 dedos em cada pata, dedos unidos e percebidos somente pelas unhas bem compridas, características da espécie.

Não apresentam dentes incisivos, sendo por isso enquadradas como Endendatas. Apresentam somente os molares. Dormem em cativeiro cerca de 14h por dia, porém em seu ambiente natural chegam a dormir 8h. Não são tão lentas como se imagina, sendo boas nadadoras. Conseguem passar até 20min sem respirar, sendo isto útil no caso de caírem dentro d'água.

As preguiças-comuns fazem suas necessidades fisiológicas aproximadamente de 7 em 7 dias. Seu predador natural principal é o homem, mas pode ser caça de onças e cobras.

Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bradypus variegatus