Prem Rawat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prem Rawat em Lisboa.

Prem Rawat (Prem Pal Singh Rawat, n. 10 de Dezembro de 1957 Haridwar, norte da Índia) também conhecido por Maharaji (e anteriormente como Guru Maharaj Ji) tem sido um orador e mestre no tema da "paz interior" desde os 8 anos de idade, apresentando as suas instruções sobre as quatro técnicas de meditação a que ele chama Conhecimento.

Em Junho de 1971, Rawat viajou para fora da Índia, para discursar em Londres e Los Angeles, onde se tornou o centro fulcral da atenção dos meios de comunicação. Depois de regressar à Índia para celebrar o aniversário do seu pai, voltou para os EUA em Fevereiro de 1972, acompanhado pela sua mãe, pelo irmão mais velho e por outros apoiantes indianos que desejavam ajudá-lo a divulgar a sua palavra. Dezenas de milhares de seguidores foram cativados, fundamentalmente originários da cultura hippie, e dezenas de ashrams de estilo indiano foram criados. Os seus ensinamentos e a sua atitude jovial atraíram a atenção crítica de estudiosos cristãos.

Em pouco tempo, o desejo de Rawat manifestar a sua visão trouxe-lhe alguns conflitos com a sua mãe e restante família, e o seu casamento com uma seguidora americana, em 1974, causou uma cisão permanente. A partir de então os ensinamentos de Rawat tornaram-se mais ocidentalizados e no início dos anos 80 abandonou a designação de "Guru", fechou os ashrams e deixou os tradicionais aparatos religiosos indianos com que havia iniciado as suas técnicas. A Fundação Prem Rawat, fundada em 2001, promove a sua mensagem em 88 países através de textos, vídeos e televisão, e também leva a cabo esforços humanitários a nível mundial.

Atualmente Prem Rawat, leva sua mensagem através das "Chaves". Um formato atual em que qualquer pessoa interessada em receber o Conhecimento pode desenvolver, mantendo-se em contato com sua mensagem até à possibilidade de conhecer as técnicas desta prática.

De facto, Prem Rawat literalmente "roda o mundo" faz 4 décadas levando sua mensagem de paz.

Infância[editar | editar código-fonte]

Prem Rawat aos 8 anos de idade.

Prem Rawat nasceu em Haridwar, no norte da Índia, a 10 de Dezembro, de 1957. Era o mais novo de quatro filhos de guru Shri Hans Ji Maharaj e da sua segunda mulher, Jagat Janani Mata Shri Rajeshwari Devi, e estudou na escola primária St. Joseph's Academy na cidade de Dehra Dun.[1] Com 3 anos começou a discursar nas reuniões do seu pai, e quando tinha seis anos, o pai ensinou-lhe as técnicas do "Conhecimento." Quando o seu pai morreu em 1966, quando Prem Rawat tinha apenas 8 anos, ele foi aceite pela família e pelos seguidores do pai (conhecidos como premies) como o novo Satguru. Desde então, Rawat passou os fins de semana e as férias escolares a viajar, como o seu pai havia feito, para falar com diferentes pessoas sobre o conhecimento e a paz interior.[2]

No final dos anos 60, adeptos britânicos que estavam na Índia convidaram-no a visitar o Ocidente. Em 1969 Prem Rawat enviou-o um dos seus estudantes indianos mais próximos (conhecidos como Mahatmas) a Londres para ensinar o Conhecimento em seu nome. Um artigo na Time Magazine publicado nessa altura relatava que a sua mãe e os seus irmãos beijavam os seus quando estavam na sua presença, como demonstração de adoração.[3] [4] [5] Em 1970, muitos dos seus novos seguidores ocidentes foram à Índia vê-lo, e estavam presentes em Nova Delhi, no India Gate, quando, apenas como doze anos de idade, Prem rawat fez um discurso com o título "A bomba da paz" que marcou o início do seu trabalho internacional.[6] [7] [8]

Referências

  1. A.Cagan. Peace is Possible: The Life and Message of Prem Rawat. p3.
  2. Melton, J. Gordon. Encyclopedic Handbook of Cults in America, pp.141-2. Entry: Divine Light Mission "Apenas seis anos depois de ter fundado a Missão, Shri Hans Ji Maharaj foi substituido pelo seu filho mais novo Prem Pal Singh Rawat, que tinha apenas oito anos quando foi reconhecido como o novo Mestre Perfeito e assumiu o título, Maharaj Ji. Maharaj Ji tinha sido reconhecido espiritualmente apto, mesmo dentro do círculo da Santa Família, como chamavam à família de Shri Hans. O pai tinha-o iniciado como seis anos [...] Ele assumiu o lugar de Mestre Perfeito no funeral do pai, dizendo-o aos discípulos que se tinham reunido. [...] Apesar de oficialmente Prem rawat ser o líder autocrético da Missão, devido á sua idade, a autoridade era partilhada pela família."
  3. J. Gordon Melton, Encyclopedic Handbook of Cults in America. (New York/London: Garland, 1986; Revised edition, pp.141-145
    "Em 1970 Maharaj Ji anunciou os seus planos de expandir o conhecimento por todo o mundo e no ano seguinte, contra a vontade da sua mãe, fez a primeira visita ao Ocidente. Uma grande multidão vei ao Colorado, no ano seguinte, para assistir ao primeiro conjunto de discursos na América. Muitos foram iniciados e tornaram-se o coração da Missão nos Estados Unidos. A sede foi estabelecida em Denver e no final de 1973 já haviam sido iniciadas dezenas de milhar de pessoas e criadas centenas de centros e cerca de 20 ashrams, onde viviam aproximadamente 500 dos premies mais dedicados."
  4. Time Magazine, 2 November, 1972. Junior Guru"
  5. Time Magazine, April 28, 1975. One Lord Too Many.
  6. Geaves, Ron, Globalization, Charisma, Innovation and Tradition: An Exploration of the Transformations in the Organisational Vehicles for the Transmission of the Teachings of Prem Rawat (Maharaji), 2006. "Journal of Alternative Spiritualities and New Age Studies," 2 44-62. "Tinha havido uma presença no reino Unido desde 1969, num apartamento numa cave em West Kensington e depois numa casa geminada em Golders Green, no Norte de Londres. Isto foi o resultado de quatro jovens britânicos, parte da contra cultura, que tinham feito o trilho hippy para a Índia em 1968 e lá encontraram o jovem Prem Rawat e os seus ensinamentos. Pediram-lhe que um ‘mahatma’ fosse enviado para Londres para poder promover a mensagem e mostrar aos interessados as quatro técnicas conhecidas como ‘conhecimento’.
  7. Navbharat Times, 10 Novembro 1970 (traduzido do original em Hindi) "Um evento de três dias em comemoração de Sri Hans Ji Maharaj, o maior evento na história de Delhi, com uma fila pessoas de 9 km comprimento a terminar num evento público no India Gate, onde Sant Ji Maharaj se dirigiu à multidão" Hindustan Times, 9 Novembro 1970 (em inglês)"As ruas na capital transbordavam com mais de um milhão de pessoas; homens, mulheres e crianças, que marcharam desde Indra Prasha Estate até ao relvado do India Gate. [...] As pessoas vieram de todo o país e pertencem a várias religiões. Estavam também presentes alguns europeus vestidos de branco." Guinness Book of World Records, 1970
  8. Kranenborg, Reender. Oosterse Geloofsbewegingen in het Westenpp.64
    Tradução do Inglês "Esta previsão confirma-se em breve. Em 1969 Maharaj ji envia o primeiro discípulo para o Ocidente. No ano seguinte, discursa para milhares de pessoas em Delhi. Este discurso fica conhecido como 'a bomba da paz' e é o início da grande missão para o Ocidente." Original em Holandês "Deze voorspelling gaat al snel in vervulling. In 1969 stuurt Maharaj ji de eerste discipel naar het Westen. In het daaropvolgende jaar houdt hij een toespraak in Delhi voor een gehoor van duizenden mensen. Deze toespraak staat bekend als 'de 'vredesbom' en is het begin van de grote zending naar het Westen."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Prem Rawat
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Maharaji (Prem Rawat)
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Prem Rawat
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.






www.wopg.org