Prenzlauer Berg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Location of Prenzlauer Berg in Berlin

'Prenzlauer Berg é uma localidade de Berlim, no distrito de Pankow.

Até 2001, Prenzlauer Berg era um bairro de Berlim, no ano em que foi incluído (em conjunto com o bairro antigo Weißensee) no bairro de Pankow.

Após a reunificação alemã, em 1990, Prenzlauer Berg tornou-se um centro de juventude mais boêmio de Berlim, enquanto que mais recentemente tem experienciado gentrificação.

História[editar | editar código-fonte]

Berlin Prenzlauer Berg, Kastanienallee

Prenzlauer Berg foi desenvolvido durante a segunda metade do século XIX com base em um projeto de planejamento urbano em 1862 por James Hobrecht, o chamado Hobrecht Plano de Berlim. Encarado como um bairro operário, suas casas de cortiço (em alemão: Mietskasernen) foram habitadas principalmente por intelectuais, artistas e estudantes da antiga República Democrática Alemã. Desde a reunificação alemã, as estruturas de Prenzlauer Berg, blocos de apartamentos urbanos, em sua maior parte, foram reformados. Edifícios antigos como a torre de água, perto Kollwitzplatz, ou o Prater Beer Garden, na Kastanienallee, bem como os fabricantes de idade continuam a dar uma impressão de que os dias em Prenzlauer Berg fazia parte dos chamados Steinernes Berlim (Rocky Berlin), conforme descrito pelo autor Werner Hegemann em 1930.

Prenzlauer Berg atualmente[editar | editar código-fonte]

Pubs, inúmeros restaurantes, cafés, galerias e lojas criam uma atmosfera noturna inigualável no resto de Berlim. Junto com Schöneberg e Mitte, Prenzlauer Berg é um ponto focal da cena artística de Berlim. Junto com Friedrichshain e Kreuzberg, também é um bairro popular devido a população estudantil.

Prenzlauer Berg é um dos bairros mais populares em Berlim, um dos mais belos, ainda central, e mais silenciosos do que o Mitte. Grande parte de Prenzlauer Berg escapou dos danos da segunda guerra mundial e reconstrução pós-guerra. Hoje Prenzlauer Berg oferece compras na moda com muitos estilistas streetstyle.

Prenzlauer Berg tornou-se famoso por ser um dos poucos lugares na Alemanha, onde tem sido realmente um baby boom nos últimos anos. Há uma abundância de parques infantis como Helmholtzplatz, Kollwitzplatz, kitas (Creches) e lojas que vendem brinquedos e roupas infantis segunda mão. No entanto, a taxa de natalidade não é maior do que no resto da Alemanha. Em vez disso, ao invés de um elevado número de crianças é grande o percentual de pessoas entre 20 e 40 anos, que serão os futuros pais de crianças pequenas.

Prenzlauer Berg tornou-se recentemente uma área popular de imigrantes americanos e europeus em Berlim, muitos dos quais são artistas que se mudaram para a cidade em busca dos apartamentos centrais e baratos, e espaço de estúdio que são muito difíceis de encontrar em outras capitais e centros de artes, como Nova York, Londres e Paris, mas que são abundantes em Berlim. Conversas em inglês podem ser ouvidas nos cafés de rua ao longo da Kastanienallee.

Kollwitzplatz e Helmholtzplatz têm mercados de rua semanais, e os fabricantes de cerveja e ex-Kulturbrauerei Pfefferberg e Kastanienallee são os hot spots de interesse.

Locais de interesse[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Prenzlauer Berg

52° 32′ N 13° 25′ E