Presídio Central de Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Presídio Central de Porto Alegre
Localização Porto Alegre
 Rio Grande do Sul
O Presídio Central, visto a partir do Morro da Polícia.

O Presídio Central de Porto Alegre é uma prisão localizada na cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Situa-se na Avenida Rocio, n.° 1100, no bairro Coronel Aparício Borges. Foi erguido no ano de 1959[1] .

Composta por seis pavilhões, é o maior presídio do estado do Rio Grande do Sul.

Com capacidade para 1,6 mil presos, o presídio já foi considerado um dos piores do País pela CPI do Sistema Cercerário, em virtude de sua superlotação e de seu péssimo estado de conservação. Conta atualmente com 5 mil detentos.

Em junho de 2008, o governo do Rio Grande do Sul anunciou que o Presídio Central será desativado e seu prédio, implodido. Enquanto continuarem as suas atividades, serão construídos, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), nove penitenciárias menores, com capacidade para 500 e 600 presos.[2]

Em 2012, um artigo, intitulado "Três dias no Presídio Central de Porto Alegre: o cotidiano dos policiais militares", foi publicado por Dani Rudnicki, na Revista de Informação Legislativa (número 193), narrando o cotidiano desta casa prisional.

Referências