Presbitério

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Presbitério é o nome dado a diversos termos relacionados com a actividade dos presbíteros (sacerdotes) cristãos. Pode designar:

Dentro da hierarquia da Igreja Presbiteriana, presbitério é ainda o nome dado reunião, ordinária e ou extraordinária dos presbíteros, que, no exercício legal constitucional, representam e administram as instituições no seu lado jurídico. Formam ainda o presbitério, pastores que atuam na área eclesiástica. Subordinado ao Sínodo, que por sua vez, deve obediência a Supremo Concílio.

Presbitério - em igrejas católicas, é chamado presbitério o espaço especial onde está o altar. Presbitério é uma palavra que vem do grego (presbyteros = “ancião”). Na Igreja primitiva, o presbítero era o chefe da comunidade. Ainda no tempo dos apóstolos, foi instituído um conselho de anciãos para a administração de cada Igreja local. A partir do imperador romano chamado Constantino (séc. IV), quando foi permitido que os cristãos construíssem templos, na arquitetura das basílicas passaram a reservar e destacar, perto ou ao redor do altar, o presbitério, ou seja, um espaço onde se assentavam os presbíteros. Geralmente eram colocados dois bancos semicirculares situados de um lado e de outro da cadeira (cátedra) do bispo. Antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II (1962-1965), o presbitério era cercado e ali só entravam os sacerdotes, os acólitos, o sacristão. Depois da reforma, as novas igrejas têm o presbitério mais aberto, geralmente num plano um pouco mais alto, com alguns degraus, e é o espaço onde fica o altar. Na linguagem popular podemos dizer que, nas igrejas, presbitério é o lugar reservado onde ficam os padres e os ministros que ajudam na celebração da Eucaristia.


Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.