Presiano I da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Presian da Bulgária)
Ir para: navegação, pesquisa
Presiano I da Bulgária
da Bulgária
Governo
Reinado 836852
Antecessor Malamir
Sucessor Bóris I
Dinastia "Dinastia de Krum" (possivelmente Dulo)
Vida
Nome completo Пресиян
Morte 852
Filhos Bóris I
Pai Zvinica

Presiano (em búlgaro: Пресиян, Персиян, Пресиан - Presian) foi o cã búlgaro entre 836 e 852. Durante seu reinado, a Bulgária se expandiu para a região da Macedônia.

Origem[editar | editar código-fonte]

Bulgária no tempo de Presian I.

Uma análise das fontes bizantinas indica que Presiano I era filho de Zvinica (Zbēnitzēs), filho de Omurtag. Em diversos estudos mais mais antigos, Malamir é identificado como sendo seu sucessor, "Presiano I", e assume-se que ele teria sobrevivido até a década de 850 como um antecessor direto de Bóris I. É muito improvável que isso seja verdade, pois atesta-se que Malamir foi sucedido por seu sobrinho (o filho de seu irmão Zvinica) enquanto que Bóris I teria sido precedido por seu pai, Presiano. Zlatarski resolveu a questão das fontes fragmentárias ao determinar que o sobrinho e herdeiro de Malamir, cujo nome não foi citado, era, na realidade, Presiano I e que Bóris era filho dele.

Conflito com a Sérvia[editar | editar código-fonte]

Presiano parece ter ascendido ao trono jovem e inexperiente e a situação pode ter sido dominada pelo kavkhan Isbul, como já ocorria durante o reinado do tio de Presiano, Malamir. Em 837, logo depois da ascensão, os eslavos que viviam próximos de Tessalônica se rebelaram contra o Império Bizantino. O imperador bizantino Teófilo (r. 829-842) procurou o apoio búlgaro para conter os rebeldes, mas, simultaneamente, arranjou para que sua frota navegasse pelo Danúbio para tentar evacuar clandestinamente alguns dos bizantinos cativos que haviam sido assentados na região a norte do Danúbio pelos cãs Krum e Omurtag.

Como retaliação, Isbul iniciou uma campanha ao longo da costa egeia da Trácia e da Macedônia, capturando a cidade de Filipos, onde ele aproveitou para deixar uma inscrição memorial que ainda existe numa igreja local. A campanha de Isbul pode ter resultado no estabelecimento da suserania búlgara sobre a tribo eslava dos smoljani.

O reinado de Presiano coincide com a expansão do controle búlgaro sobre as tribos eslavas na Macedônia e redondezas. Sabe-se que sérvios e búlgaros viviam em paz até a invasão em 839 (os últimos anos de Teófilo)1 Vlastimir, o knyaz da Sérvia, uniu diversas tribos sérvias2 e Teófilo concedeu-lhes a independência3 em troca do reconhecimento do imperador como suserano1 . A anexação da Macedônia ocidental pelos búlgaros mudou a situação política. É possível Malamir ou Presiano I tenham pressentido uma ameaça na consolidação sérvia e preferiram subjugá-los já que estavam conquistando também as terras dos eslavos1 . Outra teoria defende que os bizantinos queriam desviar a atenção dos búlgaros para que pudessem lidar com sua própria revolta entre os eslavos que ocorria no Peloponeso, o que implicaria que os bizantinos teriam instigado os sérvios à guerra4 . Presiano5 invadiu o território sérvio em 839, resultando numa guerra de três anos vencida por Vlastimir6 . Presiano não conseguiu nenhum novo território, foi decisivamente derrotado e perdeu muitos de seus homens enfrentando os sérvios, que se aproveitaram de sua vantagem lutando nas colinas da região7 . O cã búlgaro foi expulso pelo exército de Vlastimir4 , mas a guerra só terminou com a morte de Teófilo, em 842, que finalmente libertou Vlastimir de suas obrigações para com o Império Bizantino8 .

A compilação do século XVII dos búlgaros do Volga, Ja'far Tarikh, uma obra cuja autenticidade é disputada, apresenta Birdžihan (Presiano) como sendo filho de Sabanša (Zvinica), o que parece reforçar a tese agora predominante na historiografia búlgara.

Presiano I morreu em 852 e foi sucedido pelo seu filho Bóris.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Presiano I da Bulgária
Nascimento:  ? Morte: 852
Precedido por:
Malamir
Cã búlgaro
836–852
Sucedido por:
Bóris I

Referências

  1. a b c Bury 2008, p. 372
  2. L. Kovacevic & L. Jovanovic, Историjа српскога народа, Belgrade, 1894, Book 2, p. 38—39
  3. S. Stanojevic, Историjа српскога народа, Belgrade, 1910, p. 46—47
  4. a b Известия за българите, p. 42—43
  5. Fine 1991, p. 108
  6. Fine 1991, p. 110
  7. Runciman 1930, p. 88
  8. Houtsma 1993, p. 199

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Presiano I da Bulgária