Presidente da França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Presidente da França
Brasão de armas da França
Residência Palácio do Eliseu
Duração 5 anos
Inaugurado por Charles de Gaulle
Criado em 4 de outubro de 1958
Website http://www.elysee.fr

Presidente da República Francesa é o mais alto cargo do poder executivo da França. Desde que eleição do presidente começou a ser realizada por sufrágio universal direto em 1962, a presidência passou a ser a função política de maior prestígio e maior respeito na França. O presidente é o Chefe de Estado, Comandante-em-chefe das forças armadas, Copríncipe de Andorra, Grão-mestre da Ordem da Legião de Honra e Proto-Cónego da Basílica de São João de Latrão, como garante a Constituição da Quinta República Francesa.

A França adotou o presidencialismo em 1848, durante a Segunda República. Desde então, o país teve um total de vinte e três presidentes, que exerceram a função de líderes do Estado francês de 1848 à 1852, de 1871 à 1940 e desde 1947, nas Segunda, Terceira, Quarta e Quinta República Francesa. Todos os vinte e três residiram no Palácio do Eliseu em Paris, à exceção de Adolphe Thiers.

Suas funções, atribuições e modos de nomeação mudaram signifcativamente ao longo do tempo, dependendo das circunstâncias e dos homens que preencheram esse cargo. Até a instauração da Quinta República, em vigor desde 1958, seu poder nunca havia sido tão importante. O cargo é ocupado por François Hollande desde 15 de maio de 2012. [2]

Poderes[editar | editar código-fonte]

A França é atualmente semipresidencialista e ao contrário de muitos outros líderes europeus, o presidente francês detém muitos poderes no governo e perante a constituição.

Entretanto, os poderes do presidente são regulados pelo Primeiro-ministro da França e pelo Parlamento. O presidente ocupa o cargo mais importante do país.

Eleição[editar | editar código-fonte]

República Francesa
Armoiries république française.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
França



Outros países · Atlas

Desde 1962, o Presidente da França é eleito por sufrágio universal em contraste ao antigo método por Colégio eleitoral. Em 2000 o mandato de presidente francês foi reduzido de 7 para 5 anos de duração. o ex-presidente Jacques Chirac foi eleito em 1995 e novamente em 2002. Chirac foi sucedido por Nicolas Sarkozy que assumiu oficialmente em 16 de maio de 2007. Desde 15 de maio de 2012, o presidente é François Hollande.

De acordo com os novos termos adotados pela constituição em 23 de julho de 2008, o presidente não pode ser eleito mais que duas vezes consecutivas. François Mitterrand e Jacques Chirac são os únicos presidentes que ocuparam o Eliseu durante mais de dez anos. Mitterrand com dois mandatos de sete anos, esteve no Eliseu por 14 anos (1981-1995) e Chirac com o primeiro mandato de sete anos e o segundo de cinco anos, esteve no Eliseu por 12 anos (1995-2007).

O financiamento das campanhas eleitorais também é regulamentado. O limite para investimento é de 20 milhões de euros, dos quais o governo cumpre com 50%. Publicidade por meio da televisão também é proibida pelo governo.

Residências[editar | editar código-fonte]

A residência oficial e a sede do gabinete presidencial é o Palácio do Eliseu, em Paris. O presidente também possui outras residências de campo, de inverno ou de verão espalhadas pelo território francês:

Presidentes da França[editar | editar código-fonte]

Referências