Presidente da Polônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Presidente da Polônia / Polónia
Prezydent Rzeczypospolitej Polskiej
Jaque presidencial
No cargo
Bronisław Komorowski

desde -
Designado por
Duração Cinco anos, uma reeleição
Inaugurado por Gabriel Narutowicz
Criado em 11 de dezembro de 1922
Website www.prezydent.pl

O Presidente da República da Polônia (português brasileiro) ou Polónia (português europeu) (em polaco: Prezydent Rzeczypospolitej Polskiej, ou simplesmente Prezydent RP) é o chefe de Estado da Polônia. Seus direitos e obrigações são determinados pela Constituição da Polônia.

O presidente da república é o representante supremo da Polônia na arena internacional; tem autoridade executiva e a prerrogativa de dissolver o parlamento em certos casos (como, por exemplo, se não houver consenso na formação de um Conselho de Ministros ou na adoção de um orçamento).

Embora o chefe de Estado polonês seja comumente designado em outros idiomas como "presidente da Polônia", no idioma polonês ele é sempre designado oficialmente como Presidente da República da Polônia (Prezydent Rzeczypospolitej Polskiej, ou Prezydent RP) ou, menos comumente, pela forma Presidente da República (Prezydent Rzeczypospolitej), porém nunca como "Presidente da Polônia" (Prezydent Polski).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.