Presidente pro tempore do Senado dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Presidente pro tempore do Senado
President pro tempore of the U.S. Senate
Leahy2009.jpg
No cargo
Patrick Leahy

desde 17 de dezembro de 2012
Designado por Senadores dos Estados Unidos
Duração 4 anos
Inaugurado por John Langdon
Criado em 4 de março de 1789
Sucessão
Website President pro tempore

O Presidente pro tempore do Senado dos Estados Unidos é o segundo cargo mais importante do Senado e o cargo mais alto como senador. Está estabelecido pelo Artigo Primeiro da Constituição dos Estados Unidos. O Vice-presidente dos Estados Unidos é o Presidente do Senado ex officio, sendo este o cargo mais alto de um membro do Senado; durante a sua ausência, o Presidente pro tempore preside ao Senado. O Presidente pro tempore é eleito pelo Senado; habitualmente ele ou ela é o senador sénior do Partido com maioria no Senado. Normalmente, nem o Vice-presidente nem o Presidente pro tempore presidem; em seu lugar, este cargo fica geralmente delegado a outro senador do partido com maioria no Senado. O Presidente pro tempore, depois do Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, é a terceira pessoa a suceder ao Presidente dos Estados Unidos se assim for preciso.

O actual Presidente pro tempore do Senado é Patrick Leahy, eleito por unanimidade após a morte de Daniel Inouye em 17 de dezembro de 2012.

O salário do Presidente pro tempore era de $183.500 dólares em 2006, igual ao do Líder da Maioria e do Líder da Minoria, tanto do Senado como da Câmara dos Representantes.

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também[editar | editar código-fonte]