Prestígio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Prestígio é uma avaliação que normalmente descreve reputação, embora ela tenha outros significados relacionados que podem, em certo grau, ser contraditórios. Qual significado deve ser aplicado, depende do contexto histórico e da pessoa que usa a palavra.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Prestígio provem do latim ‘praestigium’, que se referia à ilusão causada aos espectadores pelos truques de um mágico ("ilusão", "truque efetuado com a mão").

A palavra Latina estava formada pelo prefixo ‘prae-‘ (diante) e o vergo ‘stringere’, com o sentido de apertar com força e a idéia de apertar os olhos, como se faz com uma venda, para deixar sem visao a uma pessoa. O termo foi usado com este sentido até o século XVIII, quando em francês se começou a dar a ‘prestige’ o significado de renome, ascendência, influência, e o prestígio francês nas cortes da Europa traduziu este significado para a nossa lingua.

A raiz da palavra é a mesma que nos deu "prestidigitação".


Uso actual[editar | editar código-fonte]

Posteriormente, prestígio desenvolveu um significado positivo: ele descreve importância social, alta consideração e sólida reputação. Instituições, prémios e eventos podem ser descritos como "prestigiosos"; neste caso, seria favorável estar associado a eles. Freqüentemente, prestígio também carrega um ar de associação com a elite. Este é o uso mais comum da palavra nos dias de hoje, familiar para todas as classes sociais.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Reinhard Bendix e Seymour Martin Lipset, eds.-Class, status and power, 2ª ed.-Free Press, 1966.
  • Schaefer, Richard T. e Lamm, Robert-Sociology. 5ª ed., Nova York: McGraw-Hill, 1994.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.