Preta (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Preta"
Single de Daniela Mercury com participação de Seu Jorge
do álbum Canibália
Lançamento 19 de novembro de 2007 (2007-11-19)[1]
Formato(s)
Gravação 2007
Gênero(s) Samba
Duração 3:49
Gravadora(s) Sony BMG
Composição
  • Barbado
  • Carvalho
  • Castro
Cronologia de singles de Daniela Mercury com participação de Seu Jorge
"Quero a Felicidade"
(2006)
"Oyá Por Nós"
(2009)

"Preta" é uma canção da cantora e compositora brasileira Daniela Mercury, incluída em seu nono álbum estúdio, Canibália (2009). Lançado pela Sony BMG como primeiro single do álbum em dia 19 de novembro de 2007. A canção conta com a participação especial de Seu Jorge.

Mercury interpretou "Preta" em praticamente todos os programas de televisão que apareceu, destancando-se o Homenagem ao Artista da Rede Bandeirantes. A canção também integrou o repertório do Pôr do Som, tradicional show que a cantora realiza no Farol da Barra no primeiro dia de cada ano, do Festival de Verão de Salvador e do Carnaval de Salvador, as duas últimas contando com a presença de Seu Jorge.

Informação[editar | editar código-fonte]

A canção "Preta" é uma junção de três composições diferentes: "Eu Sou Preto", de J. Velloso e Mariene de Castro, "Sorriso Negro", de Adilson Barbado, Jair Carvalho e Jorge Portela, e "Rap do Negão", de Seu Jorge, Gabriel Moura e Wallace Jeferson. A canção, assim como várias outras gravadas por Mercury, elogia e destaca a riqueza e a importância da cultura afro-brasileira.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

A canção foi lançada para as estações de rádio de algumas cidades no final de 2007, como a primeira música de divulgação do nono álbum de estúdio de Mercury, Canibália. No entanto, só conseguiu atingir sucesso nacional na semana do Carnaval.

Referências

  1. «Daniela Mercury lança nova música nas rádios». Redação Carnasite. 19 de Novembro de 2007. Consultado em 14 de Dezembro de 2009. Arquivado do original em 23 de janeiro de 2008