Pretinho Básico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pretinho Básico
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Apresentador(es) Alexandre Fetter
Emissora(s) de rádio Rádio Atlântida
Transmissão 2 de abril de 2007 - hoje

Pretinho Básico[1] é um programa de rádio transmitido pela Rede Atlântida para as 12 emissoras dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e pela "Grande Rede Pretinho Básico" em emissoras do interior dos dois estados mais o Paraná e em breve na Baixada Santista. Sob a produção de Arthur Gubert, é ancorado por Alexandre Fetter. Os demais integrantes do programa são Porã, Luciano Potter, Marcos Piangers, Mr. Pi, Duda Garbi e Pedro Smaniotto, Maurício Amaral um dos integrantes mais antigos do Pretinho, deixou de fazer parte do programa por motivos pessoais e devido a sua mudança para a cidade de Bento Gonçalves, sendo sua última participação no PB das 13 horas do dia 28 de novembro.

Além dos integrantes fixos, há a participação de convidados durante a semana, intitulados de estrelas movéis: Neto Fagundes (segundas), Rodaika Dienstbach (terças e sextas-feira), Cris Pereira (terças e quintas-feira) e Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana (quartas).

O Pretinho Básico é transmitido ao vivo por toda Rede Atlântida de segunda à sexta, em dois horários: das 13:00 às 14:00 e das 18:00 às 19:00. O programa também é transmitido ao vivo pela internet e aplicativos de smartphones e por emissoras não pertencentes ao Grupo RBS no sul do Brasil. São apresentadas ainda reprises dos melhores programas das 13h e das 18h de cada semana aos sábados nos mesmos horários.

História[editar | editar código-fonte]

O Pretinho Básico, PB como é chamado pela audiência e pelos apresentadores, surgiu no dia 2 de abril de 2007 com o objetivo de frear o crescimento da emissora concorrente do Grupo RBS, a rádio Pop Rock. O Cafezinho vinha obtendo cada vez mais ouvintes. Assim, o Grupo RBS contratou três dos principais comunicadores da concorrente, Alexandre Fetter, Cagê e Maurício Amaral.

A atração nasceu com grandes investimentos na mídia e com o status de “super grupo”, com a inclusão de Luciano Potter, Porã; e mais tarde Marcos Piangers, comunicador da RBS de Santa Catarina e Mr. Pi, apresentador do Pijama Show, que antes era estrela móvel do programa.

Em 2014, o PB começa a ser apresentado em rádios que não pertencem ao Grupo RBS, intitulando assim, a "Rede Pretinho Básico de Entretenimento", presente no RS, SC e PR, seguindo na mesma linha da "Hora do Mução". São, ao todo, 16 emissoras nos três estados do Sul, além da 102 Rádio City de Santos (SP), que exibe o programa ainda na forma de drops.

Integrantes fixos[editar | editar código-fonte]

Integrantes moveis[editar | editar código-fonte]

Integrantes antigos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]