Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Março de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Preto
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #000000
sRGB (r, g, b) (0, 0, 0)
CMYK (c, m, y, k) (0, 0, 0, 100)
HSV (h, s, v) (0.º, 0%, 0%)

O preto, referido ainda como cor negra, é a cor mais escura do espectro, definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a junção de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza. O prefixo latino para negro é niger.

Alguns objetos, que para nós parecem negros, na verdade podem ser infravermelhos ou ultravioletas. Como a cor de um objeto é definida pela reflexão ou transmitância de uma determinada cor (a cor do objeto) e a absorção das demais, um objeto infravermelho (por exemplo) nos é preto porque apenas reflete esta cor, que como se sabe não a vemos, e absorve todas as cores visíveis. O fato pode ser claramente constatado iluminando o objeto infravermelho com uma fonte de luz desta cor, em um ambiente escuro, e observando ele com uma câmera que possa captar o infravermelho (a maioria das câmeras atuais, em especial as preto e branco, podem fazer isto). Sob esta condição, o objeto que iluminado por luz visível para nós é preto, se apresentará branco (claro) quando iluminado apenas pela luz infravermelha.

Usos simbólicos do preto[editar | editar código-fonte]

  • Nas culturas latinas, o preto representa a masculinidade e a lamentação.
  • Na América do Norte e na Europa, o preto representa o fim, a morte, a formalidade e a lamentação. O preto também é considerado como poder e força.

Sensações acromáticas[editar | editar código-fonte]

A cor preta sugere: silêncio, morte, poder, misérias, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia, introspecção e favorece a auto-análise. Quando brilhante, confere nobreza, distinção, elegância, masculinidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre cor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.