Preto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Preto
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #000000
sRGB (r, g, b) (0, 0, 0)
CMYK (c, m, y, k) (0, 0, 0, 100)
HSV (h, s, v) (0.º, 0%, 0%)

O preto, referido ainda como cor negra, é a cor mais escura do espectro, definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a junção de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza. O prefixo latino para negro é niger.

Alguns objetos, que para nós parecem negros, na verdade podem ser infravermelhos ou ultravioletas. Como a cor de um objeto é definida pela reflexão ou transmitância de uma determinada cor (a cor do objeto) e a absorção das demais, um objeto infravermelho (por exemplo) nos é preto porque apenas reflete esta cor, que como se sabe não a vemos, e absorve todas as cores visíveis. O fato pode ser claramente constatado iluminando o objeto infravermelho com uma fonte de luz desta cor, em um ambiente escuro, e observando ele com uma câmera que possa captar o infravermelho (a maioria das câmeras atuais, em especial as preto e branco, podem fazer isto). Sob esta condição, o objeto que iluminado por luz visível para nós é preto, se apresentará branco (claro) quando iluminado apenas pela luz infravermelha.

Usos simbólicos do preto[editar | editar código-fonte]

  • Na cultura ocidental a cor negra está associada a morte, trevas, mal e outras conotações negativas. Mas a sua relação com a morte não acontece em algumas culturas orientais onde a cor do luto não é o preto, mas sim o branco.
  • Para os anarquistas, a bandeira totalmente negra representa o anti-patriotismo, conduta que faz parte de sua ideologia.
  • Na cultura popular, é uma cor muito ligada à vestimenta do Rock'n Roll e alguns de seus sub-gêneros, como o Heavy Metal e a tribo urbana dos góticos.
  • Também é uma representação do nada, da ausência ou da escuridão.

Sensações acromáticas[editar | editar código-fonte]

A cor preta sugere: silêncio, morte, poder, misérias, maldade, pessimismo, tristeza, negação, dor, opressão, angústia, introspecção e favorece a auto-análise. Quando brilhante, confere nobreza, distinção, elegância, masculinidade.

Ícone de esboço Este artigo sobre cor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.