Prill

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Um prill é um pequeno agregado de um material, frequentemente uma esfera dessecada, formado a partir de uma substância em estado líquido. Um material a ser transformado em prill deve ser sólido à temperatura ambiente e se apresentar como um líquido de baixa viscosidade quando fundido.

Os prills são formados quando é permitido às gotas da substância usada congelar-se ou coagular-se enquanto caem, após serem gotejadas do topo de uma longa torre de prilling (ou pelotização). Fertilizantes como o nitrato de amônio, a ureia e os fertilizantes NPK, além de alguns detergentes em pó, são comumente fabricados em prill.

Alguns materiais fundidos podem também ser atomizados e então transformados em minúsculos prills, que são úteis à produção de cosméticos, alimentos e ração animal. Os prills têm sido empregados para proteger ingredientes ativos da exposição a fatores ambientais e para mascarar o sabor amargo de alguns nutracêuticos, a fim de facilitar a ingestão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.