Primeira Guerra da Indochina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Mapa da Indochina Francesa.

A Primeira Guerra da Indochina ou Guerra da Indochina foi uma guerra entre a França e a Indochina Francesa. A guerra aconteceu entre 1946 a 1954, com a vitória da Indochina Francesa.

A Indochina francesa era constituída pelos atuais países Camboja, Vietnam do Norte, Laos e Vietnam do Sul. O resultado da guerra foi a derrota da França e seus aliados vietnamitas, a independência dos três países que constituem a Indochina e a divisão do Vietnam em norte e sul. Antes a Indochina era colonizada pela França e o Japão (durante a Segunda Guerra Mundial). Depois da derrota da França, houve a descolonização.

Foram para a guerra 500 000 franceses. Não se sabe quantos soldados da Indochina foram. No exército da França houve 94 581 mortes e no exército da Indochina uns 300 000 soldados. A França teve 78 127 feridos e 40 000 prisioneiros. Enquanto a Indochina teve 500 000 feridos e 100 000 foram presos.

A Guerra da Indochina teve lugar após a Segunda Guerra Mundial quando as forças do Partido Comunista, que haviam combatido contra a ocupação japonesa, iniciaram a luta pela independência do Vietname da França.


História[editar | editar código-fonte]

A guerra decorreu entre 1946 e 1954, e opôs forças do Corpo Expedicionário Francês no Extremo Oriente (Corps expéditionnaire français en Extrême-Orient - CEFEO), com o apoio dos Estados Unidos e o Viêt Minh (Frente para a independência do Vietname), nacionalista e comunista, apoiado pela China e a União Soviética.

Independência[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Independência da Indochina

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A Guerra da Indochina é frequentemente referida como a Primeira Guerra do Vietname, sendo que a Segunda corresponde à luta entre a República do Vietname do Sul, com a participação dos Estados Unidos, Austrália e outros países, contra o Vietname do Norte. A Guerra Sino-vietnamita de 1979 é igualmente referida como a 3.ª Guerra do Vietname.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Primeira Guerra da Indochina
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.