Primeiro-Ministro de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeiro-Ministro de Portugal

Bandeira oficial do Primeiro-Ministro de Portugal
Residência Palacete de São Bento
Designado por Cavaco Silva
Duração 4 anos
Precursor Pedro Passos Coelho
Criado em 24 de setembro de 1834
Primeiro titular D. Pedro de Sousa Holstein, Duque de Palmela
Website http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/primeiro-ministro.aspx


Primeiro-Ministro[1] é o título atual do chefe do Governo da República Portuguesa. Como chefe do poder executivo, o primeiro-ministro coordena a ação dos ministros, representa o Governo junto dos outros órgãos de soberania, presta contas à Assembleia da República e mantém o Presidente da República informado. O primeiro-ministro pode acumular a função de chefe do Governo com as pastas de um ou mais ministérios.

Não há limite para o número de mandatos como primeiro-ministro. Este é indigitado pelo Presidente da República, após eleições legislativas, destinadas a eleger os deputados à Assembleia da República, depois de ouvidos os partidos com assento parlamentar. Geralmente, o nomeado é o líder do partido vencedor das eleições.

A designação de primeiro-ministro, atribuída ao chefe do Governo de Portugal, só foi oficializada com a Constituição de 1976, decorrente da revolução de 25 de Abril de 1974. Contudo o cargo de chefe do Governo de Portugal é já bastante antigo, tendo sofrido sucessivas alterações de denominações, de atribuições e de competências, ao longo dos tempos. Algumas das designações anteriores, do cargo, foram: chanceler-mor, mordomo-mor, escrivão da puridade, secretário de estado, secretário de Estado dos Negócios Interiores do Reino, ministro-assistente ao Despacho, presidente do Conselho de Ministros, presidente do Ministério e presidente do Conselho.

O Primeiro-Ministro tem como residência oficial o Palacete de São Bento, em Lisboa nas traseiras do Palácio de São Bento onde está estabelecida a Assembleia da República.

Gráfico temporal (desde 1974)

Palacete de São Bento, Residência Oficial do Primeiro-Ministro de Portugal.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. «Primeiro-Ministro». Consultado em 11 de junho de 2014