Primeiro-ministro do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Primeiro-ministro do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Brasão do Governo do Reino Unido
David Cameron official.jpg
No cargo
David Cameron

desde 11 de maio de 2010
Residência 10 Downing Street


Londres, Inglaterra, Reino Unido

Designado por Isabel II do Reino Unido
Duração Sem tempo limitado, geralmente 5 anos
Inaugurado por Sir Robert Walpole
Criado em 4 de abril de 1721
Website http://www.number10.gov.uk/

O Primeiro-ministro do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é o chefe de governo do Reino Unido e encabeça o Governo de Sua Majestade, tendo as mesmas prerrogativas dos demais primeiros-ministros da Commonwealth (que seguem a forma constitucional chamada de sistema de Westminster) e exercendo, junto com os membros de seu gabinete, o poder executivo do Governo britânico. O primeiro-ministro exerce os poderes que pertencem, teoricamente, à Rainha. O atual primeiro-ministro é David Cameron

Normalmente, o primeiro-ministro é o líder do maior partido político na Câmara dos Comuns, atualmente o Partido Conservador.

História[editar | editar código-fonte]

O posto de Primeiro-Ministro desenvolveu-se desde o século XVIII embora não fosse um título oficial durante estes anos; estava associado com o posto oficial de First Lord of the Treasury (Primeiro Lord do Tesouro). A descrição de primeiro ministro foi usada pela primeira vez quando Robert Walpole foi nomeado "Primeiro Lord do Tesouro" pelo Rei Jorge I em 1721. A princípio, se considerava o título como um insulto, utilizado por seus inimigos para sugerir que Walpole tinha muito poder. O título de "Primeiro-Ministro" foi mencionado em um documento oficial no Tratado de Berlim de 1869, do Primeiro-Ministro Benjamin Disraeli. O título foi reconhecido oficialmente em 1905, com o primeiro-ministro Henry Campbell-Bannerman.

Primeiros-minsitros[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.