Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esquadrão Falcão - 1º/8ºGAV
Bolacha 18GAv.jpg
Bolacha do Esquadrão Falcão
País  Brasil
Corporação Força Aérea Brasileira
Subordinação Ministério da Defesa
Missão Busca e Resgate
Sigla 1º/8ºGAV
Criação 1972
Aniversários 10 de novembro
Marcha Hino do 1º/8ºGAV
Lema Pela vida, pela pátria, por amor a nação!
Grito de Guerra Égua do Esquadrão Pai D'Égua
Cores Vermelho e Branco
Mascote Falcão
História
Guerras/batalhas Guerrilha do Araguaia
Condecorações Mérito Aeronáutico
Comando
Ten Cel Av Álvaro Marcelo Alexandre Freixo
Sede
LocalidadeSede Belém, Pará
Sede Base Aérea de Belém
Endereço Av Arthur Bernardes, S/N


O Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8ºGAV), também denominado Esquadrão Falcão, é uma Unidade da Força Aérea Brasileira, a mais antiga a voar helicópteros na região Amazônica.

Sua missão é manter o preparo técnico profissional necessário, a fim de permitir o cumprimento das missões de busca e resgate, busca e resgate de combate, transporte aéreo logístico e evacuação médica da Tarefa de sustentação ao combate.


Histórico[editar | editar código-fonte]

A História do 1º/8ºGAV, atualmente operando na Base Aérea de Belém, tem origem na criação do 1º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque (1ºERA), resultante da fusão das Esquadrilhas de Reconhecimento e Ataque N.º 51 (ERA 51) e N.º 1 (ERA 1), sediadas em Canoas - RS e Campo Grande - MS respetivamente.[1]

O acima citado 1ºERA e a Esquadrilha de Ligação e Observação N.º 3, 3ªELO, são desativados por determinação da portaria R-025/GM-3, de 10 de novembro de 1972, sendo ativado o 1º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (1º EMRA) na cidade de Belém do Pará.

Com a criação do 8º Grupo de Aviação para estabelecer a responsabilidade das operações com helicópteros na Força Aérea Brasileira, diversas Organizações são reformuladas por todo o país. Pela portaria R-025/GM3, de 09 de setembro de 1980, os EMRAs são renomeados, criando assim o 2º/8ºGAV, 3º/8ºGAV, 5º/8ºGAV e, no Portal da Imensa Hileia, 1º EMRA deu lugar ao atual Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação - 1º/8ºGAV.

Bolachas Históricas[editar | editar código-fonte]

Bolacha do 1ºERA - Canoas Bolacha da 3ºELO - Afonsos Bolacha do 1ºEMRA - Belém 1972-1976 Bolacha do 1ºEMRA - Belém 1976-1979 Bolacha do 1ºEMRA - Belém 1979-1980 Bolacha do 1º/8ºGAV - Belém 1980 Bolacha do 1º/8ºGAV após retornar a Belém - Falcão Pioneiro Bolacha Atual do 1º/8ºGAV - Esquadrão Falcão

Aeronaves[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 1º / 8º Grupo de Aviação - Esquadrão Falcão (PDF) (em Português). Página visitada em 08/12/2011.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.