Primeiro molar inferior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dentição Humana
Dente maxilar
Dente mandibular
Primeiro molar inferior
Primeiro molar inferior
Imagem de um Primeiro molar inferior.

O Primeiro molar inferior é um dente que está inserido na mandíbula localizado a frente do Segundo molar inferior e atrás do segundo pré-molar inferior de ambos lados da arcada havendo dois primeiros molares inferiores um esquerdo e um direito ou falando conforme padrão anatômico ele localiza-se mesialmente (em relação ao plano médio da face) ao segundo molar inferior e distalmente (também considerando o plano médio da face) ao segundo pré-molar inferior de ambos os lados da boca. A função deste dente é a mesma dos demais molares e consiste em triturar os alimentos. Eles possuem na maioria dos casos 5 cúspides bem desenvolvidas: 2 no lado vestibular (mais próximo a bochecha ou vestíbulo), duas cúspides linguais (do lado que toca a língua) e uma cúspide distal (no lado que toca o 2 molar). Como ele esta localizado no arco mandibular esse dente normalmente se opõe ao primeiro molar superior e ao segundo molar superior e conforme a oclusão que estuda o encaixe ideal dos dentes ele deve ter suas cúspides vestibulares ou do lado da bochecha tocando o sulco central dos molares superiores e sua cúspide mésio vestibular tocando o centro do primeiro molar superior e a cúspide disto vestibular tocando o centro do segundo molar o que forma a chamada chave de oclusão de molares de classe I. Este dente assim como os demais molares não possuem nenhum dente decíduo ou de leite que o preceda irrompendo sem que ocorra a perda de nenhum dente.

No sistema de Notação Dentária FDI o primeiro mola inferior esquerdo é designado pelo número 36 e o direito pelo número 46.

No sistema de Palmer ambos os lado rebem o número 6, só que o o direito tem o símbolo, "┐", sobre o número, enquanto o esquerdo tem o simbolo, "┌".

Normalmente este o primeiro dente permanente a erupcionar na boca e também é conhecido por dente dos seis anos pois é nessa idade em média que erupciona na boca.

Patologias[editar | editar código-fonte]

Os primeiro molares inferiores são os dentes mais frequentemente atingidos pela cárie, e os que mais sofrem tratamento endodontico e exodontia. Cerca de 45% dos dentes extraidos são priros molares inferiores[1]


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Anatomia odontológica funcional e aplicada; Figún/garino; 3º edição; Guanabara Koogan.
  • Oclusão; Ash/Ramfjord/Schmidseder; 2ª edição; 2001; Livraria Santos Editora
  • Anatomia Dental e Escultura - Waldemar Cantisano; Fortunato Antonio Badan Palhares; Guanabara Koogan.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Zadik Y, Sandler V, Bechor R, Salehrabi R. (August 2008). "Analysis of factors related to extraction of endodontically treated teeth". Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. DOI:10.1016/j.tripleo.2008.06.017. PMID 18718782.
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Odontologia


Portal A Wikipédia possui o portal: