Primeiros (Babylon 5)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nave dos Andarilhos de Sigma 957.

Primeiros é o nome coletivo de um grupo de alienígenas no universo da série de televisão de ficção científica Babylon 5.

História[editar | editar código-fonte]

Os Primeiros são as raças mais antigas da galáxia, os primeiros organismos a atingirem a vida consciente e os primeiros a se aventurar pelo espaço. Destas raças, a de Lorien foi a primeira, com ele sendo o primeiro entre eles. Eles foram seguidos pelas Sombras, que foram descobertas e ensinadas pelo povo de Lorien. Outras raças também aparaceram, entre elas os Vorlons, os "Andarilhos" de Sigma 957 e outras. Juntas, elas atingiram um grau elevado de iluminação e de avanço tecnológico. Com o passar do tempo, muitas delas deixaram a galáxia, outras se extinguiram, enquanto que outras se foram para além das fronteiras da galáxia e rumaram para o grande vazio intergalático. Das poucas que ficaram para trás, seus motivos são desconhecidos, exceto por duas, que ficaram para serem guardiãs das raças mais jovens (os Humanos, os Minbari, os Narn, os Centauri principalmente, mas muitas outras), os Vorlons e as Sombras. As demais permaneceram em isolamento completo após a Grande Guerra de 10.000 anos antes e só permitem que Lorien as visite1 .

Caos versus Ordem[editar | editar código-fonte]

Milênio após milênio, as duas raças guardiãs acabaram em guerra por causa de suas diferentes filosofias. Os Vorlons acreditavam que a melhor forma de ensinar as raças jovens era através da ordem, da lei e da disciplina, enquanto que as Sombras acreditavam que o caminho era ensiná-las através do caos, do conflito e da disputa. Elas acabaram tão envolvidas no conflito, tão focadas em suas próprias filosofias que elas mesmas acabaram se perdendo, provocando um interminável ciclo de guerras em que as raças jovens funcionavam como peões num jogo de uma contra a outra1 .

Guerra das Sombras[editar | editar código-fonte]

A primeira vez que um humano avistou um dos Primeiros (além dos Vorlons e das Sombras) ocorreu em 2258, quando a nave pesquisadora Skydancer, pilotada por Catherine Sakai encontrou uma estranha nave alienígena quando investigava o planeta Sigma 957. Com a eclosão da Guerra das Sombras em 2260, uma White Star comandada pela comandante Ivanova e pelo ranger Marcus Cole estabeleceu contato com os "Andarilhos" de Sigma 957. Embora eles tenham inicialmente se recusado a ajudar, Ivanova foi capaz de convencê-los a prover a assistência necessária quando a hora chegasse na iminente Guerra das Sombras2 .

Depois, em 2261, após os Vorlons terem se envolvido com a guerra, Ivanova, com a ajuda de Lorien, conseguiu contato com todos os Primeiros remanescentes na galáxia. Ela pediu que eles se encontrassem com as forças aliadas em Coriana 6, onde eles destruíram o "Destruidor de Planetas" dos Vorlons na batalha que se seguiu3 .

Neste ponto, os Vorlons e as Sombras fizeram uma última tentativa para dobrar as raças mais jovens às suas vontades, explicando em separado, para Sheridan e Delenn, seus respectivos lados na história. Sem o conhecimento das duas raças beligerantes, Lorien transmitiu a conversa para toda a frota ali reunida, com representantes de todas as raças mais jovens, relevando assim o segredo: os Vorlons e as Sombras, guardiões delas e representantes dos Primeiros, tinham falhado completamente em sua missão ao se consumirem em sua própria luta para decidir quem estava "certo". O resultado foi que as raças mais jovens rejeitaram tanto os Vorlons quanto as Sombras, e pediram a ambas que os deixassem em paz3 .

Lorien então interveio e disse que era chegada a hora dos Primeiros deixarem a galáxia e se juntarem às outras que já estavam além da fronteira. Os Vorlons e as Sombras decidiram partir, e os outros Primeiros foram com eles, incluindo o próprio Lorien. Daí em diante, as raças mais jovens estavam sozinhas na galáxia, para seguirem sozinhas seu caminho evolutivo3 . Após este evento, apenas Lorien retornou, uma única vez, em 2281, para levar Sheridan com ele para além da Fronteira. O corpo do antigo capitão da estação Babylon 5 desapareceu e nunca foi encontrado4 .

Os Primeiros jamais retornaram depois disso. Sabemos que um milhão de anos no futuro, os Humanos e os Minbari também evoluíram para um status similar ao dos Primeiros no episódio final da quarta temporada, The Deconstruction of Falling Stars.

Universo expandido[editar | editar código-fonte]

Além dos Andarilhos, as outras quatro naves vistas na batalha foram5 :

Referências

  1. a b "In The Shadow of Z'ha'dum". Babylon 5.
  2. "Voices of Authority". Babylon 5.
  3. a b c "Into the Fire". Babylon 5.
  4. "Sleeping in Light". Babylon 5.
  5. Mais informação sobre os Primeiros foi criada pelo jogo de RPG da Agents of Gaming, que produziu miniaturas das diferentes raças. O suplemento que continha informações sobre eles era chamado de "Guerra dos Antigos" e identificava o nome das raças. Mais informação sobre este universo expandido também está contida no livro de RPG Darkness and Light, da Mongoose Publishing.