Primera B Nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Primera B Nacional é o torneio da segunda divisão do Campeonato Argentino de Futebol organizado pela AFA.

História[editar | editar código-fonte]

A Primera B Nacional é a segunda divisão do futebol da Argentina organizada pela AFA. É jogada por equipes de todo o país. Clubes de Buenos Aires, bem como alguns da província de Santa Fé, são promovidos ou rebaixados para a Primera B Metropolitana, enquanto as equipes das outras províncias são rebaixadas para o Torneo Argentino A. As três melhores equipes são automaticamente promovidas para a Primera División .

Formato[editar | editar código-fonte]

Ela foi criada em 1985 para integrar os clubes não filiados na estrutura do futebol argentino. O evento reuniu equipes da velha Primera B (até então, a segunda divisão) e ligas regionais de várias províncias argentinas. Após a temporada 1985/86, a Primera B Nacional tornou-se o segundo campeonato de futebol da Argentina, após a Primeira Divisão, e está acima do Torneo Argentino A e da Primera B  Metropolitana , a última passou a atuar como uma terceira divisão para as equipes diretamente filiadas à AFA . A Primera B Nacional teve vários formatos durante a sua história. Desde 2007/08, de agosto a maio, cada clube joga todos contra todos ida e volta,num total de 42 rodadas. O clube que somar mais pontos no final da temporada é proclamado campeão. No formato atual, o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado são automaticamente promovidos para a Primera División .

Televisionamento[editar | editar código-fonte]

O torneio é televisionado pelo Canal 7 da Argentina, sendo transmitidas todas as partidas da rodada ao vivo gratuitamente para todo o país.

No Brasil, o torneio começou a ser mostrado em março de 2012 pela ESPN Brasil, dando preferência ao jogos do River Plate, que então disputava a Segunda Divisão Argentina.

Argentina location map.svg

Ferro

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Na temporada 2011/2012, contará com a presença do River Plate, um dos cinco grandes do futebol argentino, e com a 22ª participação da equipe Defensa y Justicia, a equipe com maior quantidade de temporadas disputadas na categoria.

Campeões [1] [editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências