Primeval

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Primeval
Informação geral
Formato
Gênero Drama, Ficção Científica
Duração Aprox. 45 minutos
Criador(es) Adrian Hodges
Tim Haines
País de origem  Reino Unido
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Tim Bradley
Paul Frift
Cameron McAllister
Elenco Jason Flemyng
Andrew-Lee Potts
Hannah Spearritt
Laila Rouass
Ben Mansfield
Juliet Aubrey
Ben Miller
Tema de abertura Primeval
Tema de
encerramento
All Sparks (1ª temporada) e Primeval
Compositor da música tema Dominik Scherrer
Emissora de
televisão original
ITV
Transmissão original – presente
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 36

Primeval (no Brasil, Invasores Primitivos ou Tempos Primitivos (Portugal)) é uma série de televisão britânica de ficção científica produzida pela Impossible Pictures e transmitida na ITV que estreou em 10 de fevereiro de 2007. No Brasil, está atualmente sendo transmitida na HBO Family. Em Portugal a 1ª temporada foi transmitida na RTP 1. Até agora a série tem apenas 4 temporadas, totalizando 30 episódios. A 5ª temporada está a ser produzida.

Esta série foi criada por Adrian Hodges e Tim Haines. A série é sobre anomalias temporais que se formam ligando o presente com o passado ou com o futuro, permitindo assim que diversas criaturas venham parar ao mundo humano e a equipa de cientistas que as tenta controlar. Algumas criaturas são já bem conhecidas e outras, vindas do futuro totalmente desconhecidas e muito perigosas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nick Cutter, um biólogo evolucionista, perde a sua mulher, Helen Cutter, misteriosamente na floresta de Dean, há 8 anos atrás. Connor Temple, aluno de Cutter, convence-o a investigar um estranho relato de um monstro na dita floresta. O Governo também interessado no monstro, convoca o biólogo para o investigar. Cutter explora a floresta juntamente com uma equipa do governo, e descobrem uma anomalia e um perigoso gorgonopsid. Cutter começa a relacionar o desaparecimento da sua mulher com as anomalias, e decide procurá-la. Ao longo da série várias criaturas passam por várias anomalias que vão aparecendo por Londres e a equipa tenta controlar as situações fazendo voltar as criaturas de volta às suas eras e protegendo a cidade do caos. Vão também estudando as anomalias numa esperança de as controlar. Cutter descobre a sua mulher e descobre que esta está 8 anos à frente da sua equipa em conhecimento em relação às anomalias e que esta tem outros planos para elas.

Criaturas[editar | editar código-fonte]

A série já mostrou uma enorme diversidade de animais pré-históricos, incluindo dodôs/dodós, um gorgonopsid, um mosassauro, um smilodon e outros. A criatura principal é um coelurosauravus chamado Rex, que aparece em vários episódios e, ao contrário da maioria das criaturas, é inofensivo.

Também já foram vistas criaturas fictícias, incluindo algumas do futuro. Uma das mais perigosas é o chamado "predador do futuro", descendente dos morcegos e baseado nos morcegos futuristas do livro After Man, de Dougal Dixon.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Nick Cutter[editar | editar código-fonte]

Biólogo evolucionista é um dos principais personagens da série. É o líder da equipe e também o cérebro. Inteligente e corajoso, está decidido a encontrar a sua mulher Helen, que se pensa estar morta, mas que abandonou o mundo que conhecemos para viajar no tempo através das anomalias. Depois de esperar 8 anos por sua mulher, Cutter conhece Claudia Brown, e começa a sentir-se atraído por ela. A relação com a sua mulher vai piorando ao longo da série, eles pensam de maneiras diferentes e encaram as anomalias de forma diferente, o que os faz entrar em conflito. No terceiro episódio da 3ª Temporada, Nick é morto por Helen mas antes disso, ele esconde um objeto misterioso que depois é entregue a Connor.

Stephen Hart[editar | editar código-fonte]

É o lutador do grupo. Ágil, rápido, forte e esperto, nunca erra os seus alvos e não tem pena das criaturas quando deve matá-las. Tem um caso secreto com Helen e acredita em tudo o que ela diz e por isso comete alguns erros. Foi o primeiro a saber que Helen estava viva do outro lado da anomalia pois viu-a quando estava quase desmaiando após ser picado por uma arthropleura, no 2º episódio da 1ª temporada. Utiliza qualquer arma de uma maneira que ninguém jamais viu, e também sabe dirigir qualquer veículo terrestre. No último episódio da 2ª Temporada, Stephen se sacrifica para impedir que as criaturas fujam e se espalhem pelo mundo.

Connor Temple[editar | editar código-fonte]

Aluno de Cutter, é praticamente uma enciclopédia ambulante, já que sabe de quase tudo sobre animais pré-históricos. Trás consigo sempre seu portátil/lap-top que ajuda em quase todos episódios, mostrando as informações das criaturas que aparecem no presente. Não é muito esportivo, mas tem uma coragem que se compara com a de Stephen, e uma inteligência quase maior que a de Cuter. É apaixonado por Abby e mora com ela por que perdeu as chaves de sua casa quando ficou brincando com o magnetismo das anomalias. Na segunda temporada começa a gostar de Caroline, mas descobre que estava sendo usado para completar a armadilha final de Leek.

Abby Maintland[editar | editar código-fonte]

Especialista e Tratadora de animais, principalmente répteis, o que ajuda bastante o grupo. Também gosta um pouco de Connor, mas o seu amor aumenta nas segunda temporada. Além de seus conhecimentos, sabe se defender bem ao usar seu Jui Jitsu. Tem uma mascote que é um coelurosauravus chamado "Rex", que ganhou de um garoto chamado Ben no primeiro episódio. Caroline se tornou sua rival, não só por ser uma vilã, mas também por que estava interferindo no seu relacionamento com Connor.

Lester[editar | editar código-fonte]

Trabalhador do governo, Lester é sério em qualquer situação e odeia o fato de criaturas aparecerem no presente. No começo não se davam bem com Nick, mas logo percebeu que cada componente do grupo era essencial. Apesar de não ser o líder, é ele quem comanda e manda nos outros. Sua funcionária mais leal é Cláudia, que tem o papel de deixar a população calma e sem conhecimento nenhum das anomalias. A única criatura na qual confia é seu mamute de "estimação".

Claudia Brown[editar | editar código-fonte]

Casual e responsável, Cláudia é responsável por deixar a cidade sem nenhum alerta de perigo. No final da primeira temporada, Cutter acidentalmente muda a linha do tempo, transformando Cláudia em Jennifer.

Jennifer Lewis[editar | editar código-fonte]

É como uma outra versão de Claudia Brown, que surge na 2ª temporada, depois de Nick ter alterado a linha do tempo. É fisicamente idêntica a Claudia, mas teve uma vida completamente diferente. Jennifer não tem nada em comum e também nenhuma relação com Cutter ao contrário de Claudia que o amava. Faz tudo o que diz Lester e nunca entra em encrencas, mas sim em perigo. É a relações públicas da equipa. Aceitou o emprego por que também acha que as pessoas não devem saber a verdade, o que às vezes causa conflitos com Stephen.

Helen Cuter[editar | editar código-fonte]

É a vilã da série e a mulher de Nick, adora o passado e suas criaturas, por isso não pensou duas vezes para ir ao passado. É aventureira, veloz e forte, e sabe enganar como ninguém, tanto que conquistou o coração de Stephen. Ela não se mostra nada preocupada com o perigo que as anomalias e as criaturas são para a população, na maior parte do tempo. Sabe tudo sobre todas as criaturas e suas características que chegou ao ponto de se unir a Leek para criar seu próprio exercito de predadores. É quem sabe mais sobre as anomalias, pois foi a 1ª a encontrá-las, tendo uma grande vantagem em relação à equipa. Chega mesmo a ir buscar tecnologia ao futuro para usar nos seus planos maquiavélicos. Morreu atacada por um raptor no 10º episódio da terceira temporada.

Oliver Leek[editar | editar código-fonte]

Secretário de Lester e vilão da segunda temporada, é ambicioso e cria seu exército de predadores para dominar o mundo, com a ajuda da Helen, mas perdeu o controle e foi morto pelos predadores do futuro.

Dra. Sarah Page[editar | editar código-fonte]

Tem doutoramento em Egiptologia, dava palestra para crianças em museus, mas foi convidada a entrar para a equipa, para ajudar Nick a associar mitos e lendas e as suas criaturas com possíveis anomalias. É bastante inteligente.

Capitão Becker[editar | editar código-fonte]

Entra no primeiro episódio da terceira temporada. É responsável pela proteção da equipe. Adora armas mesmo tendo que evitar atirar nas criaturas. Era militar e tem muita coragem.

Dany Quinn[editar | editar código-fonte]

Entra no segundo episódio e aparece várias vezes até o final da temporada. Era polical e fica no lugar de Cutter. Ele matou a criatura camufladora e desde então sabe das anomalias. No décimo episódio da terceira temporada Dany fica preso no Plesioceno.

Resumo dos episódios[editar | editar código-fonte]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

Episódio 1

O zoólogo Cutter, Abby, Claudia, Connor e Stephen descobrem uma falha na barreira do tempo: eles enfrentam o misterioso aparecimento de um "scutosaurus" de 5 toneladas, justamente no bosque onde, anos antes, Helen, esposa de Cutter, se perdeu.

Episódio 2

Diversas criaturas invadem o metrô de Londres& Cutter e sua equipe entram nos túneis para investigar e encontram um "arthropleura", uma besta venenosa com duas mandíbulas. Alguns membros da equipe conseguem escapar. Mas Stephen precisará de um antídoto para salvar sua vida.

Episódio 3

Um "mosasaur", antigo monstro marinho, pega de surpresa dois salva-vidas numa piscina. Depois de outros ataques, estas criaturas levam a Cutter uma mensagem de Helen. Cutter se vê tentado a continuar explorando o passado.

Episódio 4

Helen Cutter está nas mãos do governo e se nega a revelar o que sabe. Um bando de pássaros destruidores invade um estádio de futebol. Todo mundo espera que Helen ajude a evitar que outro ataque ocorra. Mas ela aproveita a chance para fugir.

Episódio 5

O assassinato de um jogador de golfe traz novos problemas. Logo fica claro que o responsável foi um enorme "Pteranodon" aéreo. Cláudia perdeu a visão, temporariamente, e sobrevive ao ataque de um selvagem "Agnurognathus", que quase mata Cutter.

Episódio 6

Um predador do futuro - que pode mover-se como um relâmpago e ficar invisível até a hora de atacar - espreita Cutter e sua equipe. Agora passado e futuro convergem para o presente. Como eles enfrentarão as consequências das anomalias do tempo?

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Episódio 1

Cutter continua confuso com o desaparecimento de Claudia Brown. Enquanto isso, um centro comercial é ameçado por feroces "raptores". A equipe é chamada para controlar a situação. E agora Cutter enfrenta algo assustador que não conhece.

Episódio 2

As relações pessoais da equipe estão tensas com a presença de Caroline e Jenny Lewis. Mas as emoções ficam em segundo plano com o aparecimento de um estranho gás. Não demora nada e uma espécie gigante ameaça a cidade.

Episódio 3

Cutter e Connor têm um novo detector de anomalias. Mas a eficácia do detector deixa dúvidas depois de um inesperado ataque num parque do que parece ser um perigoso felino. Jenny intervém mas suas decisões dão pano para manga.

Episódio 4

Um tubarão, com uma tromba gigante, atacou um barco e deruba aby, e cuter tenta convenser a equipede procurar no canal, Cutter está certo de que agora enfrentam um criatura do futuro, resultado da evolução. A equipe tem que se dividir para enfrentar um novo ataque, agora do outro lado da cidade.

Episódio 5

Leek, aparentemente sem querer, causa mais problemas para a equipe: quando está sozinho no escritório o detector de anomalias para de funcionar. Cutter tenta consertar o detector ao mesmo tempo que enfrenta seus próprios demônios.

Episódio 6

Nick Cutter está convencido de que há traidores na equipe e vai fazer de tudo para descobrir quem é. Mas terá outro problema pela frente: o aparecimento de um mamute gigantesco na rodova, leek solta um predador do futuro na arc e lester quase morre.

Episódio 7

Cutter e sua equipe estão presos num lugar abandonado, cercados por estranhas criaturas. Leek está certo que tem tudo sob seu controle e acha que é importante ter o apoio dos depredadores. A humanidade está em perigo.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

Episódio 1

Um crocodilo pré-histórico, Pristichampsus, que tem a forma do Deus egípcio Ammut, ganha vida no Museu Britânico e escapa para a cidade. Cutter, Abby, Connor e a sexy arqueóloga do museu, Sarah Page, tentarão detê-lo antes que seja tarde demais.

Episódio 2

Uma terrível criatura do futuro, que consegue se camuflar em qualquer ambiente, aparece em uma casa abandonada, a equipe de investigadores deve enfrentar as suspeitas do detetive Danny Quinn.

Episódio 3

A equipe de investigadores enfrenta um grupo de Dictodones. Criaturas pequenas, mas perigosíssimas, elas chegaram ao tempo presente através de um túnel do tempo da Era Pérmica, que desemboca em um ocupado hospital do centro da cidade.

Episódio 4

Quando o insistente Mick Harper rouba um dos controles do detector de anomalias, um enorme Gigantossauro aparece para ele e sua chefe. Agora a equipe terá que se apressar para deter o gigante carnívoro e salvar o jornalista.

Episódio 5

Uma anomalia aparece na casa do milionário Sir Richard Bentley, e por ela se espalha um fungo mortal, capaz de reduzir pessoas a pó. A equipe deverá deter a ameaça, antes que ela alcance toda a população.

Episódio 6

Um grupo de militares invade a ARC atrás de um misterioso objeto, e a equipe precisa correr e se esconder em um galpão nas proximidades. Lá, se abre una anomalia de onde surge um bando de terríveis aves carnívoras chamadas Phorusrhacids.

Episódio 7

Uma anomalia se abre no meio de um depósito de automóveis, e dela sai um dinossauro do período Cretáceo. Enquanto a equipe tenta devolvê-lo à sua época, surge um cavaleiro medieval, que confundiu a criatura com um dragão.

Episódio 8

Um gigantesco inseto carnívoro do futuro escapa de uma nova anomalia. Mas o irmão de Abby entra acidentalmente por ela, a equipe entra em um futuro repleto de perigosos predadores para resgatá-lo.

Episódio 9

Uma nova anomalia surge e, com ela, uma manada de criaturas enormes, parecidas com rinocerontes, e a equipe de investigadores terá que lutar para devolvê-los à sua era, o Eoceno. Enquanto isso, Eva, uma mulher do futuro, vem de outra anomalia.

Episódio 10

Decidida a evitar a destruição do planeta, Helen viaja ao passado para impedir a evolução dos humanos. A equipe de investigadores decide ir atrás dela para tentar detê-la, quando se abre una nova anomalia e eles se separam em dois grupos.