Princesa Leia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leia Organa
Personagem de Star Wars
Carrie Fisher como Princesa Leia.jpg
Nascimento Polis Massa (criada em Alderaan),
Falecimento {{{falecimento}}}
Espécie Humana
Cabelo Castanho
Olhos Castanhos
Actividade(s) {{{atividade}}}
Afiliações Aliança Rebelde, Nova República, Nova Ordem Jedi
Interpretado por Carrie Fisher
Veículos Millennium Falcon
Projecto Cinema  · Portal Cinema

Princesa Leia Organa é uma personagem fictícia da série de filmes Star Wars (br: Guerra nas Estrelas) que foi interpretada por Carrie Fisher nos filmes Star Wars Episode IV: A New Hope, Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back e Star Wars Episode VI: Return of the Jedi.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Leia é filha de Anakin Skywalker e Padmé Amidala e irmã gêmea de Luke Skywalker. Assim que nasceu foi adotada em segredo por Bail Organa, membro da família real de Alderaan, para que fosse protegida das Forças Sombrias do Império Sith.

Quando adulta, ela uniu-se à Aliança Rebelde, na luta contra o Império Galáctico. Durante uma de suas missões, ela foi capturada pelo Império e presa em sua estação espacial, a Estrela da Morte. Ela gravou uma mensagem pedindo ajuda à Obi-Wan Kenobi em seu dróide R2-D2 e mandou-o junto com C-3PO para o planeta Tatooine, onde Luke Skywalker os comprou e levou-os à Obi-Wan. Eles contrataram dois pilotos, Han Solo e o Wookiee Chewbacca, para levá-los em sua nave, a Millenium Falcon, até o planeta Alderaan, que fora destruído pela Estrela da Morte.

Eles entraram na Estrela da Morte e salvaram a princesa. Kenobi foi morto lutando contra Darth Vader. Após tudo isso, eles unem-se à Aliança Rebelde e a Estrela da Morte é destruída por Luke, com a ajuda de Han.

Ela sente afeição por Luke, sem saber que ele é seu irmão demonstra isso beijando-o. Nos momentos tranqüilos na Millenium Falcon, ela se apaixona pelo piloto da nave, Han Solo. E ele por ela.

Lutou em muitas batalhas importantes, como a batalha de Hoth e a batalha de Endor.

Quando foram à Bespin, para encontrarem o amigo de Solo, Lando Calrissian, Han foi capturado, congelado em carbonita e entregue ao caçador de recompensas Boba Fett.

Eles tentaram salvar Han antes que ele fosse entregue à Jabba the Hutt (fato narrado em Sombras do Império), mas falharam.

Depois conseguiram salvá-lo, já em Tatooine no palácio de Jabba, e Leia matou Jabba estrangulado com a corrente que a prendia.

Mais tarde, ao descobrir que Luke é seu irmão, ela diz que, de algum modo, já sabia. Depois do Episódio VI: O Retorno de Jedi ela se casa com Han Solo, passa a se chamar Leia Organa Solo e entra para a academia Jedi de seu irmão Luke para ser treinada como Jedi.

Biquine dourado[editar | editar código-fonte]

Atriz e modelo americana Olivia Munn vestindo uma réplica do biquine dourado.

Depois de aparecer vestindo o biquine dourado em "O Retorno de Jedi", a personagem tornou-se um símbolo sexual e a roupa, criada pela figurinista Aggie Guerard Rodgers, um ícone na cultura popular.[2]

O biquine foi inspirado no trabalho do artista Frank Frazetta e para criá-lo, o departamento de figurino tirou um molde do torso da atriz Carrie Fisher para um melhor caimento. Segundo Rodgers, foram feitas diferentes versões da roupa, para acomodar melhor no corpo da atriz conforme sua atuação nas cenas. Um modelo era de borracha, para as cenas em que Fisher tinha que realizar algum tipo de acrobacia, enquanto outra versão era de metal rígido revestido com couro, de modo que não irritasse o corpo da atriz.[2]

Algumas semanas após a estréia do filme, versões do biquine criadas por fãs, começaram a aparecer em convenções de ficção científica.[2]

Uma vez no imaginário da cultura popular, o biquini virou também referência em várias outras obras.

No primeiro episódio da 3ª temporada do seriado da TV, Friends, a personagem Rachel, interpretada por Jennifer Aniston, veste uma fantasia similar ao bikini dourado, a fim de realizar a fantasia sexual de seu namorado, Ross. O episódio intitulado "The One with the Princess Leia Fantasy", foi ao ar em 1996, pela NBC.[3] [4]

Referências

  1. Princess Leia Organa IMDb.
  2. a b c CHIEN, Philip (7 de novembro de 2006). The Cult of Leia's Bikini (em inglês) Wired.com.
  3. Friends Leia's Metal Bikini.
  4. Jennifer Aniston's Gold Bikini - FRIENDS (HD) JoBlo Video (8 de junho de 2011).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]