Noriko Senge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Princesa Noriko de Takamado)
Noriko Senge
Noriko Senge
A princesa Noriko em janeiro de 2013
Nascimento 22 de julho de 1988 (35 anos)
  Tóquio, Japão
Nome completo Noriko (典子)
Cônjuge Kunimaro Senge (c. 2014)
Pai Norihito, Príncipe Takamado
Mãe Hisako, Princesa Takamado
Religião Xintoísmo

Noriko Senge (em japonês: 千家 典子; nascida princesa Noriko de Takamado; Tóquio, 22 de julho de 1988) é um ex-membro da Casa Imperial do Japão e a segunda filha de Norihito, Príncipe Takamado e Hisako, Princesa Takamado.[1] Ela se casou com Kunimaro Senge, um plebeu, em 5 de outubro de 2014. Como resultado, ela abdicou de seu título imperial e deixou a Família Imperial Japonesa, conforme exigido por lei.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A princesa Noriko nasceu no Hospital Aiiku,[2] em Tóquio. Seu nome significa "criança benevolente" e foi escolhido por seu pai, o príncipe Norihito, filho do príncipe Takahito Mikasa, este tio paterno do imperador Akihito.

Ela tem uma irmã mais velha e uma irmã mais nova, as princesas Tsuguko e Ayako de Takamado. Elas cresceram numa mansão dentro dos jardins do Palácio Akasaka, no bairro Minato.

Assim como outros membros da família imperial, ela foi educada na prestigiada Gakushuin desde o ensino primário até o ensino médio.

Em 2002, quando tinha catorze anos, seu pai veio a falecer vítima de insuficiência cardíaca. Após a morte do marido, a mãe de Noriko, a Princesa Takamado, começou a desempenhar deveres oficiais mais ativamente.

Em abril de 2007, ela ingressou na Universidade de Gakushuin e expressou sua vontade de estudar Psicologia Clínica.

Em julho de 2008, ela atingiu a maioridade dentro da família imperial, podendo desempenhar deveres em nome do Imperador. Ela compareceu a alguns eventos oficiais ao lado de outros membros e também sozinha.

A princesa graduou-se em março de de 2011 pelo Departamento de Psicologia da Gakushuin.

Em 27 de maio de 2014, aos vinte e cinco anos, a princesa Noriko anunciou seu noivado com o kannushi Kunimaro Senge, de quarenta anos. Ele é o filho mais velho de Takamasa Senge, o principal sacerdote do Santuário de Izumo, na cidade de Matsue, na província de Shimane. Eles se conheceram em abril de 2007, quando ela e sua mãe foram visitar o templo.

Os dois se casaram no dia 5 de outubro, numa cerimônia privada ocorrida no Santuário de Izumo.[3] Como requerido pela Lei Imperial de 1947, ela teve de renunciar a seu título de princesa, deixando de integrar a Família Imperial. Como dote, Noriko recebeu o pagamento de 106,75 milhões de ienes do governo japonês.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 22 de julho de 1988 — 5 de outubro de 2014: Sua Alteza Imperial a princesa Noriko de Takamado
  • 5 de outubro de 2014 — presente: Sra. Kunimaro Senge

Honras nacionais[editar | editar código-fonte]

  1. «Funeral held for Japan's prince» (em inglês). 29 de novembro de 2002 
  2. «愛育病院». www.aiiku.net (em japonês). Consultado em 30 de outubro de 2017 
  3. «出雲大社のホームページです。». 出雲大社 (em japonês). Consultado em 30 de outubro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]