Zelda (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Princesa Zelda)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Zelda
Nome no Japão Zeruda (ゼルダ)
Série de jogos The Legend of Zelda
Primeiro jogo The Legend of Zelda
Designer Shigeru Miyamoto
Dublador em inglês Cynthia Preston (série animada)

Mariko Kouda (BS The Legend of Zelda: Inishie no Sekiban)
Jun Mizusawa (Ocarina of Time, Twilight Princess, Super Smash Bros. Melee, Super Smash Bros. Brawl)
Hikari Tachibana (The Wind Waker)
Akane Omae (Spirit Tracks)
Megumi Toyoguchi (Skyward Sword)

Informações pessoais
Sexo Feminino
Alinhamento Bem
Raça Hylian
Terra natal Hyrule
Habilidade especial Telepatia e sabedoria
Arma Arco
Estilo(s) de luta Flechas de luz
Portal Games

Zelda é, na série de jogos eletrônicos The Legend of Zelda, da Nintendo, o nome dado às mulheres da família real de Hyrule,[1] que têm o título princesa Zelda (ゼルダ姫, Zeruda-hime?) em jogos cronologicamente posteriores a Skyward Sword.[nota 1]

Apesar de estar no título do jogo, o personagem jogável é Link, que geralmente tem como missão resgatar a própria Zelda do vilão do jogo. Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time para o Nintendo 64, em um momento ela se transforma em seu alter-ego Sheik, sobrevivente dos Sheikahs, uma raça extinta, para tentar fugir das garras do vilão Ganondorf. Já em The Legend of Zelda: The Wind Waker, a personagem Tetra é a reencarnação da princesa.

Zelda aparece já no primeiro jogo da série The Legend of Zelda, para NES, onde precisa ser salva por Link. Ela se transformou em uma das personagens femininas mais conhecidas dos videogames: assim como Samus Aran, Peach e Daisy, Zelda faz milhares de fãs em todo mundo (até o ator Robin Williams deu o mesmo nome à sua filha).

A princesa de Hyrule é constantemente associada à parte da Triforce equivalente à sabedoria. Ela aparece também em jogos como Super Smash Bros. Melee (Game Cube) e Brawl (Wii). Ela apareceu em quase todos os jogos da série, exceto em Link's Awakening, (em Majora's Mask, ela aparece em uma visão de Link quando ele recupera a ocarina).

Aparições[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

The Legend of Zelda: Zelda é a pessoa escolhida pelo destino a ter a triforce da sabedoria. Ganondorf o possuidor da triforce do poder sequestra Zelda a fim de obter as duas outras partes da triforce. Zelda porém divide a triforce da sabedoria em oito partes e espalha por toda a Hyrule. Zelda manda Impa, sua babá procurar alguém que possa ajudá-los. Impa encontra Link que recupera a triforce da sabedoria e derrota Ganon.

Zelda II: The Adventure of Link: O Grande Rei de Hyrule e possuidor da Triforce é morto misteriosamente. Antes de sua morte ele divide a Triforce em três partes (poder, sabedoria e coragem) e revela a localização de uma das partes a Zelda. O Príncipe de Hyrule (irmão de Zelda) e o Grande Mago tentam recuperar as partes e pedem para Zelda revelar o segredo. Ela não revela e adormece em um sono profundo. Como o príncipe não consegue reverter a maldição da irmã, decreta que todas as mulheres da Família Real de Hyrule tivessem o nome de Zelda. Link junta as partes da Triforce e consegue despertar Zelda do seu sono.

The Legend of Zelda: A Link to the Past: Antes dos tempos que se passam no jogo, sete sábios selaram o Rei do Mal no Mundo das Sombras. Anos depois, Agahnim descobre que o selo pode ser quebrado pelos descendentes dos sábios e começa a persegui-los. Um dos descendentes é Zelda que é sequestrada e pede ajuda telepaticamente a Link e seu tio. Link consegue salvá-la, porém ela é sequestrada novamente e enviada para o Mundo das Sombras. Ela só é vista novamente depois que Link derrota o chefe final (Ganon).

The Legend of Zelda: Ocarina of Time: Dessa vez, Zelda tem uma presença maior e sua primeira aparição é ainda criança, quando a Grande Árvore Deku manda Link procurar a Princesa do Destino. Zelda conta para Link sobre Ganondorf e seu planos malígnos e pede ao herói do tempo procurar as três pedras espirituais (Esmeralda Kokiri, Rubi Goron e Safira Zora), a fim de manter protegido o portal do tempo, que só pode ser aberto com as três pedras e a Ocarina do Tempo (que está sendo protegida por Zelda). Após Link coletar as pedras, Zelda é obrigada a fugir do Castelo de Hyrule com Impa, sua ama-seca. Ela dá a Link a Ocarina do Tempo e telepaticamente, ensina-o a Canção do Tempo. Depois que Link abre o portal e fica preso no Reino Sagrado por sete anos, Zelda permanece escondida, agora em seu alter-ego Sheik. Apenas depois que Link desperta os cinco sábios, Sheik se revela sendo Zelda e também um dos sábios (possivelmente Sábia do Tempo), além de revelar ser a possuidora da Triforce da Sabedoria. Ganondorf a sequestra e a aprisiona no seu castelo, até que Link derrota Ganondorf (e sua reencarnação Ganon) e é enviado por ela para o passado.

The Legend of Zelda: Majora's Mask: Zelda faz uma curta aparição em um flashback em que lembra a Link a Canção do Tempo. Essa lembrança ocorre antes de Link partir em busca de Navi. Como não é seguro dizer que Link retorna a Hyrule, ela pode ter se tornado a rainha e estaria esperando o retorno do herói. Mas como o personagem Hero's Shade (Sombra do Herói), de Twilight Princess, foi apresentado como o espírito do Link de Ocarina of Time e Majora's Mask, ela poderia ter reencontrado Link, que continuaria sua busca por Navi no Bosque Perdido, até morrer e se tornar a Sombra do Herói.

The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e The Legend of Zelda: Oracle of Ages: Zelda envia Impa acompanhar Din (Oráculo das Estações) e Nayru (Oráculo das Eras) na sua volta a Hyrule. Impa encontra Link e conta sobre os oráculos e que Zelda foi capturada. Depois que Link derrota Onox e Veran (vilões de Seasons e Ages, respectivamente), ele precisa destruir Twinrova, que são as irmãs bruxas gêmeas Kotake e Koume, que buscam ressuscitar Ganon por meio do sacrifício de Zelda. Depois que Link derrota Ganon, Zelda beija-o no rosto em sinal de gratidão.

The Legend of Zelda: Four Swords e The Legend of Zelda: Four Swords Adventures: Em Four Sword, Zelda e Link vão ao santuário da Four Sword selar o Mago do Vento, Vaati. Porém, o selo é quebrado e Vaati retorna, sequestra Zelda a fim de torná-la sua noiva. Os quatro Links conseguem salvar Zelda e finalmente selar Vaati. Em Four Sword Adventures, Zelda, seis outras donzelas e Link inspecionam o santuário Four Sword, quando Link das Sombras os ataca. As donzelas são raptadas e são salvas pelos quatro Links. Vaati é liberto e Zelda e os Links derrotam-o. Por fim eles tem que derrotar Ganon, que está por trás de tudo.

The Legend of Zelda: The Wind Waker: Logo no início do jogo, Link, um morador da Ilha Outset, vê um pássaro carregando uma garota com um navio pirata perseguindo-os. Após a garota cair na ilha, Link vai atrás dela e descobre que ela é Tetra, a capitã do navio pirata. O mesmo pássaro (conhecido como Rei Helmaroc) sequestra a irmã de Link, Aryll, e Tetra permite que Link vá em seu navio resgatar sua irmã. Tetra deixa Link na Fortaleza Forsaken. Durante a batalha entre Link e Ganondorf, Tetra tenta ajudá-lo, mas é capturada por Ganon que descobre que ela é a última descendente da Princesa Zelda. Depois de serem salvos por Rito e o Príncipe Komali, Zelda se esconde na antiga Hyrule onde é novamente capturada por Ganon. Tetra/Zelda ajuda Link na batalha final disparando flechas de luz em Ganondorf. Após a derrota do Rei do Mal, Tetra e Link vão buscar novas aventuras pelos mares.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Notas

  1. Skyward Sword é o primeiro jogo da cronologia oficial,[2] e a Zelda presente nele não é princesa.[3]

Referências

  1. Manual de instruções de Zelda II: The Adventure of Link (em inglês) Nintendo (1989). Página visitada em 22 de julho de 2012.
  2. Bruno Grisci (22 de dezembro de 2011). [Atualizado] Seria esta a linha do tempo oficial de The Legend of Zelda? Nintendo Blast. Página visitada em 22 de julho de 2012.
  3. Rafael Neves (10 de novembro de 2011). Prévia: The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii) Nintendo Blast. Página visitada em 22 de julho de 2012.