Principado de Polotsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Principado de Polotsk (em bielorrusso: Полацкае княства; em russo: Полоцкое княжество), também conhecido como Reino de Polotsk ou Ducado de Polotsk, foi um principado medieval dos antigos eslavos orientais, considerado um dos principados constituintes do Rus de Kiev, embora tenha sempre mantido um alto grau de autonomia.

Foi fundado em torno da antiga cidade de Polotsk pela união tribal dos krivitchis.[1] Embora não se conheça com certeza a data de sua fundação, as primeiras menções ao Principado de Polotsk datam de meados do século IX (862),[2] [3] quando fazia parte de Novgorod. Durante a segunda metade do século X, Polotsk foi governado por sua própria dinastia, cujo primeiro soberano a ser mencionado historicamente foi o semilendário Rogvolod (? - 978). Rogvolod veio a ser mais conhecido por ser o pai de Rogneda. O principado esteve bastante envolvido em diversas crises de sucessão ocorridas nos séculos XI e XII, e travou uma guerra com a Terra de Novgorod. No século XIII foi integrado ao Grão-Ducado da Lituânia.

Principado de Polotsk no século XI

Durante o período de sua maior extensão, o principado se estendeu sobre grande parte do centro e norte da Bielorrússia atual, e por uma pequena parte do sudeste da Letônia moderna, incluindo, além da própria Polotsk, as cidades de Vitebsk, Drutsk, Minsk, Izjaslaw (atual Zaslawye), Lahojsk, Barysaw, Brachyslaw (atual Braslaw), Kukeinos (atual Koknese), entre outras.

Referências

  1. Perrie, Maureen; Lieven, D. C. B.; Suny, Ronald Grigor. The Cambridge History of Russia: From early Rus' to 1689 - vol. 1. Cambridge University Press, 2006. ISBN 0521812275, 9780521812276.
  2. Polatsk, Encyclopedia Britannica.
  3. Bojtár, Endre. Foreword to the past: a cultural history of the Baltic people. Central European University Press, 1999. ISBN 9639116424, 9789639116429.