Priston Tale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Priston Tale
Desenvolvedora Yedang Online
Publicadora(s) Brasil 2005 -
Kaizen Online Games (2005-2009)
Hazit Online Games (2009-presente)
Plataforma(s) Windows 98/2000/XP/Vista/7/8
Gênero(s) MMORPG - Aventura.
Modos de jogo multiplayer online
Controles teclado

Priston Tale, é um jogo do gênero MMORPG, desenvolvido na Coreia do Sul pela Yedang Online. Distribuído inicialmente em seu país de origem, o jogo foi rapidamente se tornando popular em outros países, como Japão, China, Serra Leoa, Taiwan, Tailândia, Vietnã e Inglaterra. Chegou no Brasil em 2005 sendo publicado pela Kaizen Online Games, no ano de 2009 , a empresa decretou falência e deu lugar a nova publicadora: Hazit Online Games que detém os direitos de publicação desde 2009 e ainda é a responsável pelo game no Brasil.[1] [2] [3] [4] [5] [6]

Status[editar | editar código-fonte]

  • Força: Aumenta o ataque, a capacidade de peso e o HP, ou seja, a vida do personagens. A força é mais necessária para algumas classes, como por exemplo o lutador e cavaleiro, mas para outras se torna dispensável, como a sacerdotisa.
  • Talento: Aumenta a taxa de ataque, taxa de defesa e aumenta a absorção. Normalmente o talento só é aumentado para o uso de alguns itens, com exceção talvez do mecânico, que dentre as outras classes, é o que mais precisa.
  • Agilidade: Aumenta o ataque de arcos e lanças (útil para atalantas, arqueiras e mecânicos), a velocidade, a taxa de ataque (chamada chances de acertos) e a esquiva (chamada chances se esquivar um golpe). Aumenta também a capacidade de peso que o personagem aguenta, embora não tanto quanto a força.
  • Inteligência: Aumenta o dano mágico de varinhas e cajados, o MP (mana ou magia), a RES (energia) e a regeneração destes.
  • Vitalidade: Aumenta HP, a regeneração de HP, a velocidade e a capacidade de peso (pouco se for comparar ao investimento em força). Normalmente as classes que mais investem nesse status são as sacerdotisas e as arqueiras.

Observação: Dependendo da build que o personagem escolhe, os status podem variar; por exemplo, uma sacerdotisa pode investir em agilidade e força em determinadas builds alternativas, coisa não muito comum para a maior parte delas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Antes de qualquer informação, é importante dizer que só o Pike é um bom personagem, o restante não está balanceado e só será dor de cabeça. É possível escolher entre 8 personagens de duas tribos distintas, os Morions e os Tempskrons, sendo que, a tribo dos Morions é fortemente ligada a religião e a magia, e a tribo Tempkrons diretamente relacionada com tecnologia e comércio.

Morions[editar | editar código-fonte]

A cidade dos Morions fica ao norte do continente de Priston. Pillai, como é chamada, não é uma cidade comum, pois está suspensa nos céus. Os guerreiros desta tribo são marcados pela religiosidade e benevolência, em contrapartida por seus poderes mágicos altamente destrutivos. São mestres contra "Mortos-Vivos".

Classes disponíveis:

  • Cavaleiro: Os cavaleiros, chamados coloquialmente entre os jogadores de "kinas", são guerreiros fortes e ágeis, muito bons com o manejo de espadas e escudos. É considerado o personagem mais equilibrado para se jogar (boa defesa e bom ataque), um dos melhores nos mapas de up, devido as skills que adicionam danos em mortos vivos, atacam com muita velocidade e ótima taxa de acerto, possuem bom dano, apesar de não ser o mais alto. O status de maior relevância, em todas as buids, é a força.
  • Sacerdotisa: As sacerdotisas são os seres mais puros e religiosos do mundo de Priston. Possuem uma taxa de inteligência e vitalidade muito alta, além de muitos poderes úteis, como o "HP Virtual" ou simplesmente "VL", que aumenta o HP do alvo momentaneamente, e o Muspell, uma espécie de anjo que ajuda a sacerdotisa em suas batalhas. Não possuem uma taxa de força e agilidade muito alta, e investir nesses aspectos pode não ser vantajoso. Usam roupões ao invés de armaduras, e orbitais ao invés de escudos (embora existam builds de sacerdotisas que usam escudos). Podem optar por usar varinhas ou cajados para o ataque, sendo que tanto um quanto outro tem suas vantagens e desvantagens. São boas em embates com "mortos-vivos", e ótimas para se ter em um grupo. Porém, a sacerdotisa, ou "sacer", tem suas desvantagens; sua taxa de ataque e dano não é alta, e se não forem investidos muitos pontos em vitalidade, ela têm a tendência de morrer muitas vezes devido ao baixo HP.
  • Mago: Os magos, ou "mages" são mestres no controle dos elementos da natureza, sendo que grande parte de seus destrutivos poderes são relacionados a isso. Usam roupões, varinhas e cajados, e é recomendável que se atribua seus pontos em inteligência, vitalidade e talento, pois assim como as sacerdotisas, os magos necessitam de muita magia (mana).
  • Atalanta: É uma classe feminina muito forte. Mesmo sendo uma arma de uma só mão, a lança lhe confere um ataque alto e a capacidade de usar escudos, o que lhe dá uma defesa boa. Precisa de muita agilidade, status que aumenta o poder de ataque, a taxa de ataque e a defesa. Como não se investem muitos pontos em vitalidade, a atalanta possui um HP relativamente baixo, o que a faz morrer seguidamente; logo, deve-se evitar ficar frente-a-frente com um monstro de nível muito alto. Mas apesar disso, a atalanta tem um dano muito alto, o que a faz boa para upar solo. Possui habilidades muito precisas e úteis, em sua maioria envolvendo poderes extras para suas lanças, chamados "buffs". Assim como a arqueira, a atalanta, ou simplesmente "ata", possui a vantagem de atacar a distância, devido a utilização de lanças. Há rumores de que essa classe seria descendente dos Tempskrons, mas ninguém sabe ao certo.
  • Xamã: Os xamãs são uma nova classe lançada no final de 2013, eles são uma especie de magos que usam como armar os "phantons" ou fantasmas. Seu ponto forte é os Buff's que eles podem dar ao grupo que estiverem jogando juntos. Ele usa magia para atacar, mais é diferente do mago, tem forte habilidade e fortes feitiços.

Tempskrons[editar | editar código-fonte]

Sua cidade chama-se Ricartem, e fica ao extremo sul de Priston. Muito mais avançada tecnologicamente do que Pillai, Ricartem é a melhor cidade para o comércio. Os Tempskrons caracterizam-se como ótimos lutadores, em sua maioria ágeis, fortes e talentosos.

Personagens Disponíveis

  • Pikeman: Os pikes utilizam foices para o ataque, armas em que são muito hábeis. É necessária muita força nos status do pike, principalmente para aumentar seu dano. Usam também armaduras para se defender, e possuem um dano altíssimo. É uma das classes mais indicadas para PVP (Player Versus Player). Possuem habilidades muito úteis, como a de "desaparecer" (ficar invisíveis para monstros) e habilidades que aumentam consideravelmente o dano crítico. Possuem a melhor defesa com armas de duas mãos entre os personagens guerreiros e se assemelham ao estilo "assassino" de personagens de outros jogos. Possuem muitas skills "hit kill" (que matam com apenas um ataque).
  • Arqueira: Estas poderosas guerreiras, conhecidas também como "archers" possuem habilidades únicas e inúmeras vantagens. São ótimas com ataques a distância, e possuem uma taxa de dano muito alta. Em relação aos status, o melhor é investir em agilidade, que dará um poder de esquiva maior à arqueira e vitalidade, visto que sua defesa é muito fraca. As arqueiras têm muitos poderes úteis, como o de invocar um ser chamado "Wolverine", semelhante a um grande lobo, que irá atacar os monstros junto com sua invocadora, assim como o Muspell faz para a sacerdotisa. Possuem, assim como os magos, uma ligação direta com a natureza e seus elementos. Como defesa, usam armaduras, e como seus arcos ocupam as suas mãos, não usam escudo.
  • Mecânico: Os mecânicos, "mechs" ou ainda "ms", possuem conhecimentos em todas as armas, e podem utilizar qualquer uma, com exceção de varinhas e cajados, embora sejam especialistas no uso de garras (atualmente recomenda-se o uso de foices, espadas ou martelos). Necessitam de força acima de tudo, e investir pontos nisso é recomendável; talento também deve ser investido. Causam um bom dano nos oponentes, possuem a melhor defesa do jogo, o que os torna muito resistentes em campos de PvP e mapas de up. São considerados hoje, uma das melhores classes para PvP, junto aos pikes.
  • Lutador: O propósito do lutador, ou "fs", é o combate. Seu vigor elevado permite que o lutador sobreviva a ambientes hostis sem muita dificuldade. Seus grandes músculos mostram como seu treinamento é rigoroso. Utilizam grandes e poderosos machados para lutar contra os inimigos. Precisam principalmente de muita força. Tem dano altíssimo, porém carecem de habilidades mais eficientes de defesa, visto que sua unica vantagem é possuir mais HP que os outros personagens (habilidade bônus de vitalidade adiciona HP). É um personagem que requer experiência de jogo do seu dono, pois é necessário saber hábil em manuseá-lo para equilibrar a diferença entre defesa e ataque, porém são muito fortes e velozes ao mesmo tempo. Podem superar outras classes no PvP, se utilizarem suas habilidades poderosas com sabedoria.
  • Assasina: Nova classe dos Tempskrons. Vieram na ultima grande expansão do jogo, junto com os Xamãs. Utiliza como arma duas adagas. Se caracteriza pela grande furtividade e alta velocidade.

Itens[editar | editar código-fonte]

O MMORPG Priston Tale tem diferentes estilos de Itens. Abaixo, estão listados os mais conhecidos.

Itens de Defesa[editar | editar código-fonte]

  • Armaduras: As armaduras são usadas por personagens não-mágicos (arqueiras, pikes, mecânicos, lutadores, atalantas e cavaleiros). Possuem uma taxa de defesa melhor do que os roupões em sua maioria.
  • Roupões: Usados por personagens mágicos, possuem menor defesa que as armaduras, pois os "buffs" dos personagens mágicos os ajudam a sobreviver (mago e sacerdotisa).
  • Escudos: Adicionam defesa extra, absorção e bloqueio ao personagem, e são sempre usados com armas de uma mão (todos os personagens, sem exceção).
  • Orbitais: Escudos mágicos, adicionam defesa, absorção e bônus mágico, não possuindo o bloqueio dos escudos. Recomendados para personagens mágicos.
  • Luvas: Adicionam defesa e absorção extra.
  • Braceletes: Adicionam defesa e taxa de ataque extras além de controlar o limite de poções de HP (vida), RES (energia)e mana (magia).
  • Botas: Adicionam defesa e absorção extra, são as únicas responsáveis por adicionar velocidade extra ao personagem.

Itens de Ataque[editar | editar código-fonte]

  • Garras: As garras possuem ataque mínimo e máximo muito próximos, porém baixos. É a única arma que possui adicional de defesa. Para usá-la, basta uma mão (mecânico).
  • Foices: Possuem o menor ataque mínimo e o maior ataque máximo de todas as armas e sempre utilizam de duas mãos (pike e mecânico).
  • Arcos: Ataques médios e à distância. Uma ou duas mãos (mecânico e arqueira).
  • Espadas: Armas com poder de ataque, são as melhores que existem (uma ou duas mãos, para mecânicos, lutadores e cavaleiros).
  • Machados: Ataque mínimo maior que o da foice e ataque máximo menor que o da foice, é uma arma muito forte e proporciona bônus de dano ao lutador, porém são armas geralmente lentas (uma ou duas mãos, para lutadores e mecânicos).
  • Lanças: Ataques à distância com dano menor que o arco (somente de uma mão, para atalantas).
  • Varinhas e Cajados: São armas mágicas indicadas para sacerdotisas e magos. As varinhas possuem uma força de ataque mais baixa do que o cajado, mas como são somente de uma mão, podem ser utilizados conjuntamente a orbitais, que adicionam pontos de defesa e bloqueio. O cajado por sua vez é de duas mãos e é utilizado somente com o roupão, por isso quem o usar fica com uma menor defesa, mas um ataque maior.

Acessórios[editar | editar código-fonte]

  • Anéis: Adicionam Mana, Res e/ou HP extra ao personagem assim como regen (regeneração) de HP. O anel do Valento também adiciona regen de MP (mana ou magia), absorção e taxa de defesa;
  • Colares: Adicionam Mana e/ou HP extra ao personagem assim como regen de mana e regen de hp.
  • Sheltons: Adicionam regen de HP e Mana, são pedras que podem ser usadas também para fazer aging, mixagem, força e também pode ser usado para dar mais velocidade ao item.

Observações[editar | editar código-fonte]

  • Experiência: A experiência ( ou simplesmente EXP ) são pontos adquiridos através dos monstros que existem no mundo do Priston Tale, e quando estes pontos chegam a 100%, o personagem passa para o próximo nível. Quanto maior o nível, maior será a EXP requerida para o próximo nível, e assim, dependendo de onde estará "Upando" ( matar os monstros no jogo, para conseguir EXP ), requer mais monstros a serem mortos. Nota: Após 45 monstros mortos, a EXP diminui 45% de ganho a cada monstro.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências