Private Practice (série)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Private Practice Logo.svg
Clínica Privada (PT)
Private Practice (BR)
Private-practice-logo.jpg
Informação geral
Formato Série
Duração 42 minutos
Criador(es) Shonda Rhimes
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Shonda Rhimes
Marti Noxon
Betsy Beers
Mark Gordon
Mark Tinker
Jon Cowan
Robert Rovner
Elenco Kate Walsh
Amy Brenneman
Tim Daly
Paul Adelstein
KaDee Strickland
Taye Diggs
Audra McDonald
Chris Lowell
Benjamin Bratt
Tema de abertura "Sooner or Later"
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Transmissão original 26 de setembro de 2007 - 22 de janeiro de 2013
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 102
Cronologia
Último
Último
Grey's Anatomy
Próximo
Próximo
Programas relacionados Grey's Anatomy

Private Practice foi uma drama médico que estreou em 26 de setembro de 2007 na Rede ABC. Spin-off de Grey's Anatomy, a série narra a vida da Dra. Addison Montgomery, interpretada por Kate Walsh, quando ela deixa o Seattle Grace Hospital, a fim de participar de um consultório particular em Los Angeles. A série foi criada por Shonda Rhimes, que também serve como produtora executiva ao lado de Betsy Beers, Mark Gordon, Mark Tinker, Jon Cowan e Robert Rovner.[1]

No Brasil a série é transmitida pelo Canal Sony desde o final de novembro de 2007 e em Portugal conhecida como Clínica Privada, estreou em dezembro de 2007 no canal FOX Life.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Ator Papel Especialidade Temporada Status
Kate Walsh Addison Montgomery Cirurgia Neonatal; Obstetrícia e Ginecologia; Perinatologia; Genética Médica 1ª - 6ª Ativo
Tim Daly Pete Wilder Medicina Alternativa; Doenças Infecciosas; Medicina Intensiva 1ª - 5ª Inativo
Audra McDonald Naomi Bennett Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade; Obstetrícia e Ginecologia 1ª - 4ª (participações na temporada 6) Inativo
Paul Adelstein Cooper Freedman Pediatria 1ª - 6ª Ativo
KaDee Strickland Charlotte King[2] Urologia; Sexologia 1ª - 6ª Ativo
Chris Lowell Dell Parker Enfermagem; Obstetriz 1ª - 3ª Inativo
Brian Benben Sheldon Wallace Psiquiatria 4ª - 6ª (participações nas temporadas 2 e 3) Ativo
Caterina Scorsone Amelia Shepherd Neurocirurgia 4ª - 6ª (participações na temporada 3) Ativo
Benjamin Bratt Jake Reilly Obstreta e Ginecologista 5ª - 6ª (participações na temporada 4) Ativo
Taye Diggs Sam Bennett Medicina Interna; Cirurgia Cardiotorácica 1ª - 6ª Ativo
Amy Brenneman Violet Turner Psiquiatria 1ª - 6ª Ativo

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

A protagonista de Private Practice, Kate Walsh.
  • David Sutcliffe como o oficial Kevin Nelson (13 episódios, temporada 1-2): oficial de polícia de Los Angeles que teve um relacionamento com Addison;
  • Geffri Maya como Maya Bennett (12 episódios, temporada 1-3): filha de Naomi e Sam;
  • Michael Patrick Thornton como Gabriel Fife (10 episódios, temporada 3): especializado em Genética para trabalhar no Pacific Wellcare Group;
  • Hailey Sole como Betsy Parker (9 episódios, temporada 2-4): filha da Dell;
  • James Morrison como William White (8 episódios, temporada 2-3): proprietário do Pacific Wellcare Group;
  • Stephen Lunsford como Dink (6 episódios, temporada 3-4): marido de Maya;
  • Grant Show como Archer Montgomery (6 episódios, temporada 2): irmão de Addison, neurologista de classe mundial;
  • Jayne Brook como Meg Porter (5 episódios, temporada 2): médica, ex-namorada de Pete;
  • Jay Harrington como Wyatt Lockhart (5 episódios, temporada 2): médico oncologista do Pacific Wellcare Group;
  • Sharon Leal como Sonya Nichols (5 episódios, temporada 2): namorada de Sam;
  • Amanda Detmer como Morgan Gellman (5 episódios, temporada 2-3): gestante de Addison, esposa de Noé Barnes;
  • Josh Hopkins como Noé Barnes (5 episódios, temporada 2): marido Morgan Gellman;
  • Agnes Bruckner como Heather (5 episódios, temporada 2-3): esposa da Dell, mãe de Betsy;
  • Christina Chang como Vanessa Hoyt (4 episódios, temporada 3): perinatologista do St. Ambrose Hospital, namorada de Sam;
  • Amanda Foreman como Katie Kent (4 episódios, temporada 2-3): paciente de Violet;
  • Stephen Collins como "O Capitão" Montgomery (3 episódios, temporada 3): pai de Addison.
  • Debby Ryan como Hayley "The Breaking Point" (Temporada 5, Episódio 9)

Produção[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Logo de Grey's Anatomy, origem de Private Practice.

Em 21 de fevereiro de 2007, o The Wall Street Journal informou que a ABC estava perseguindo um spin-off de Grey's Anatomy com a personagem de Kate Walsh, Addison Montgomery [3] . Relatórios subsequentes afirmaram que uma transmissão ampliada de duas horas de Grey's Anatomy (que foi ao ar dia 03 de maio de 2007) serviria como um piloto secreto para a cisão. O episódio piloto apresentou a clínica fictícia de Los Angeles, intitulada Oceanside Wellness Center.[4] A transmissão serviu como os episódios 22 e 23 da 3ª temporada de Grey's Anatomy, e foi dirigido por Michael Grossman, de acordo com a Variety.[5] Os colunistas Kristin Veitch e Michael Ausiello relataram que o spin-off seria definido em Los Angeles.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Em 03 de maio de 2007, o "piloto secreto" de Private Practice foi ao ar na ABC. Foi exibido no episódio duplo de Grey's Anatomy, intitulado "The Other Side of This Life", e deu uma breve descrição dos personagens de Private Practice. O elenco incluiu Amy Brenneman, Paul Adelstein, Tim Daly, Taye Diggs, Chris Lowell e Merrin Dungey. O episódio de 2 horas teve uma média 21 milhões de telespectadores. A primeira vinheta de anunciação da série foi ao ar durante o final da temporada de Grey's Anatomy. A estréia da série foi ao ar em 26 de setembro de 2007 com média de 14,41 milhões de telespectadores e foi o programa mais visto no seu horário. Mais tarde, a série foi transferida para as quintas-feiras às 22:00 depois de Grey's Anatomy durante a mid-season de 2009, para dar espaço ao retorno de Lost[6] .

Moldagem[editar | editar código-fonte]

Em 29 de junho de 2007 foi anunciado pela ABC que Merrin Dungey, que desempenhou o papel de Naomi Bennett, seria substituída por Audra McDonald. A ABC não deu nenhuma razão para esta mudança.[7] Em 11 de julho de 2007, foi anunciado que um novo personagem, interpretado por KaDee Strickland seria adicionado ao elenco principal[8] .

Idina Menzel apareceu em dois episódios durante a segunda temporada. Menzel é casada com a estrela de Private Practice, Taye Diggs. David Sutcliffe[9] , Jayne Brook[10] e Josh Hopkins[11] também apareceram na série.

Localização[editar | editar código-fonte]

As filmagens exteriores de Private Practice (bem como algumas de suas histórias ao ar livre) são filmadas em Santa Mônica, Califórnia.

Addison Montgomery e Sam Bennett vivem em Santa Mônica nas casas à beira-mar sobre a areia, que na realidade, custa US$ 4 milhões cada.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original Lançamento do DVD
Região 1 Região 2 Região 4 Discos
1 9 2007 16 de setembro, 2008 16 de março, 2009 3 de dezembro, 2008 3
2 22 2008–2009 15 de setembro, 2009 1 de março, 2010 2 de novembro, 2009 6
3 23 2009–2010 14 de setembro, TBA 3 de novembro, 2010 5 (UK:6)
4 22 2010–2011 TBA TBA TBA TBA

Primeira temporada (2007)[editar | editar código-fonte]

Private Practice foi apanhada para uma temporada completa de 22 episódios em 19 de outubro de 2007.[12] Este foi posteriormente reduzido para 9 devido à greve dos roteiristas.

A primeira temporada começa com a mudança de Addison de Seattle para Los Angeles e suas tentativas de se adaptar a um tipo diferente do ambiente de trabalho no Oceanside Wellness Group, uma clínica privada. A primeira temporada também lida o relacionamentos de Mongtomery com seus novos colegas de trabalho. Entre eles incluem sua melhor amiga Naomi Bennett, uma especialista em fertilidade, e seu ex-marido, Sam Bennett, especialista em medicina interna. Quem também trabalha na clínia é a psiquiatra Violet Turner, o pediatra Cooper Freedman, o especialista em medicina alternativa Pete Wilder e o recepcionista Dell Parker. Charlotte King, que serve como chefe de equipe do St. Ambrose Hospital, trabalha com o Oceanside Wellness através de seu relacionamento com Sam e seu relacionamento sexual com Cooper.

Segunda temporada (2008-2009)[editar | editar código-fonte]

Private Practice foi renovada para uma segunda temporada em 11 de fevereiro de 2008 pela ABC.[13] Em 21 de outubro de 2008, a rede pegou o show para uma segunda temporada completa.[14] Em 6 de novembro de 2008, o TV Guide informou que Private Practice teria um episódio crossover com Grey's Anatomy em fevereiro[15] .

A primeira metade da segunda temporada trata com as dificuldades financeiras da clínica. Naomi revela a Addison que estão em perigo de perder a clínica, devido a dívida não paga causando Addison dizer a Sam. Este, por sua vez, provoca uma mudança na clínica, fazendo de Addison, a nova chefe. Somando-se o drama era a concorrência de uma nova clínica, Pacific Wellcare. Esta nova clínica, localizado no mesmo edifício que o Oceanside Wellness, foi executada por Charlotte causando tumulto para ela e Cooper.

Outro acontecimento dentro desta temporada é a dinâmica entre Sam e Naomi, por perceberem que não podem mais ser amigos, bem como o aprofundamento das relações românticas de Cooper e Charlotte. Addison foi romanticamente ligada a Kevin Nelson (vivido por David Sutcliffe), um policial, mas depois percebeu que seu relacionamento estava indo a lugar nenhum. No final da temporada, Addison se apaixona pelo cirurgião cardiovascular Noé Barnes, que é casado e está esperando seu primeiro filho. As coisas ficam mais complicadas quando Addison descobre que a esposa de Noé é uma de suas pacientes.

Patrick Dempsey interpreta o ex-marido de Addison, Derek Shepherd.

Archer Montgomery (Grant Show), o irmão de Addison, também fez aparições esporádicas causando problemas para ela e Naomi. Archer foi encontrado com um tumor cerebral agressivo, que mais tarde foi diagnosticado como parasitas. Addison procurou a ajuda profissional de seu ex-marido, Derek Shepherd (Patrick Dempsey). Depois de Derek ter salvo Archer, Addison descobriu que ele estava de volta a seus velhos truques traindo Naomi.

Violet mexeu alguns de seus próprios dramas quando ela começou a namorar Sheldon (Brian Benben), que trabalha para o Pacific Wellcare, e Pete. Durante a segunda metade da temporada, Violet foi encontrada para estar grávida, embora ela não sabe quem é o pai de seu bebê. Enquanto isso, Dell lutou com seus próprios problemas sobre drogas causados por hábitos de sua ex-namorada e também a luta pela custódia de sua filha, Betsy.

Alguns dos casos médicos que causaram tumulto e tensão entre os médicos em Private Practice, estão a questão do aborto (o primeiro para a clínica), a re-atribuição do sexo de um recém-nascido, a atividade sexual de uma criança de 12 anos, a mudança de embriões de duas mães-de-estar e um casal de jovens que mais tarde descobriram que eram irmãos.

Terceira temporada (2009-2010)[editar | editar código-fonte]

A ABC renovou Private Practice para uma terceira temporada em 23 de abril de 2009.[16] A terceira temporada estreou numa quinta-feira, 1 de outubro de 2009. A criadora da série, Shonda Rhimes anunciou que o terceiro episódio da temporada teria atores de Grey's Anatomy como Chandra Wilson, quando ela vai até Los Angeles para operar um paciente por um procedimento específico médico.[17] Esta temporada marca a primeira morte na série com a saída de Chris Lowell como William "Dell" Parker devido a um hematoma subdural e hemorragia sustentada por uma colisão com um motorista embriagado enquanto levava Maya ao hospital para entregar seu bebê [18] .

A gravidade da condição de Dell foi esquecida, enquanto Maya estava sendo atendida na sala de cirurgia. A Dra. Amelia Shepherd, irmã mais nova de Derek Shepherd não conseguiu reanimar Dell depois de sua parada cardíaca. Maya sobreviveu a operação e deu à luz uma menina que também sobreviveu à provação.

Quarta temporada (2010-2011)[editar | editar código-fonte]

Private Practice foi apanhada para uma quarta temporada de 2010-2011. A quarta temporada estreou em 23 de setembro de 2010.[19] Nesta temporada, Brian Benben e Caterina Scorsone tornam-se personagens regular da série. A temporada começa com as conseqüências da morte da Dell, incluindo o seu funeral que acontece com sua filha Betsy. Violet e Pete se casam na estréia da temporada e, finalmente, começam uma vida nova com seu filho Lucas. Addison e Sam revelam seu romance com o pessoal do Oceanside Wellness, que faz Naomi deixar a cidade para aprender a aceitar seu novo relacionamento. A relação de Cooper e Charlotte continua a ficar mais forte. Charlotte é estuprada e agredida por um dos pacientes em seu hospital e decide dizer isso somente a Addison e fazê-la manter isso em segredo. Charlotte decide mais tarde que não quer contar a ninguém que ela foi estuprada, nem mesmo Cooper. Mais tarde todos descobrem mas Charlotte não identificará Lee McHenry, seu estuprador. Mais tarde descobrem que Violet foi estuprada quando estava na faculdade. Então, Charlotte decide identificar porque Sheldon lhe diz a ela para fazer isso.

Quinta temporada (2011-2012)[editar | editar código-fonte]

Na manhã do dia 10 de janeiro de 2011, a ABC confirmou a produção da quinta temporada da série.

Sexta temporada[editar | editar código-fonte]

No dia 11 de maio de 2012, a ABC renovou oficialmente Private Practice para uma sexta temporada.[20] Há especulações de que esta seja a última temporada da série que irá consistir de 13 episódios. No dia 30 de maio de 2012, foi anunciado que Tim Daly, que interpreta o Dr. Peter Wilder, não retornará como personagem regular nessa temporada.[21] Kate Walsh, que interpreta a Dra. Addison Montgomery, anunciou em 12 de junho de 2012 que ela deixará a série após a sexta temporada.[22] Em 19 de outubro de 2012, a ABC anunciou que a série seria cancelada e que a 6º temporada terá apenas 13 episódios.[23]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio de Private Practice foi algo muito criticado pelos críticos. O The New York Times descreveu os personagens do show como "oferecedores de um dos retratos mais deprimentes da condição feminina desde The Bell Jar."[24]

Audiência televisiva nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Rankings (com base na média total de espectadores por episódio) de Private Practice.

Temporada Timeslot (EDT) Estreia da temporada Final da temporada Estação Ranking Telespectadores
(em milhões)
1 Quarta-feira 9:00 PM (26 de setembro, 2007 - 5 de dezembro, 2007) 26 de setembro, 2007 5 de dezembro, 2007 2007–2008 #36 11.57
2 Quarta-feira 9:00PM (1 de outubro, 2008 - 17 de dezembro, 2008)
Quinta-feira 10:00 PM (8 de janeiro, 2009 - 30 de abril, 2009)
1 de outubro, 2008 30 de abril, 2009 2008–2009 #52 8.91
3 Quinta-feira 10:00 PM (1 de outubro, 2009 - 13 de maio, 2010) 1 de outubro, 2009 13 de maio, 2010 2009–2010 #38 9.05
4 Quinta-feira 10:00 PM (23 de setembro, 2010 - TBA) 23 de setembro, 2010 2010–2011 #58 7.63

A estreia da série em 26 de setembro de 2007 atraiu 14.410 mil espectadores e é atualmente o mais elevado episódio da série nominal.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Destinatários Resultado
2008 BMI Film & TV Awards BMI TV Music Award Chad Fischer, Tim Bright Ganhou
NAACP Image Awards Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática Taye Diggs Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática Audra McDonald Indicado
Melhor Roteiro em Série Dramática Shonda Rhimes Indicado
People's Choice Award Nova Série Dramática Favorita Private Practice Indicado
2009 BMI Film & TV Awards BMI TV Music Award Chad Fischer, Tim Bright Ganhou
NAMIC Vision Award Drama Private Practice Indicado
NAACP Image Awards Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática Taye Diggs Ganhou
Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática Audra McDonald Indicado
Hollywood Music in Media Awards Melhor Supervisão de Música na TV Alex Pastavas Indicado
Young Artist Award Melhor Performance em Série de TV - Convidado Estrelado por Ator Jovem Joey Luthman Ganhou
2010 NAACP Image Awards Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática Taye Diggs Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática Audra McDonald Indicado
GLAAD Media Awards Episódio Individual em uma Série sem um Personagem Regular "Homeward Bound" Indicado
"Wait and See" Indicado
PRISM Awards Melhor História em um Multi-episódio em uma Série Dramática "Contamination"/"What Women Want"/"Yours, Mine and Ours" Indicado
Young Artist Award Melhor Performance em Série de TV - Convidado Estrelado por Ator Jovem Emily Rae Indicado
2011 People's Choice Award Ator de Drama Favorito Taye Diggs Indicado
Atriz de Drama Favorita Kate Walsh Indicado

Lançamentos em DVD[editar | editar código-fonte]

A Walt Disney Studios Home Entertainment (ex-Buena Vista Home Entertainment) liberou todas as temporadas completas de Private Practice em DVD na região 1 e na região 2, as temporadas 1 e 2.

Private Practice também está disponível para download no iTunes.

Lançamento das temporadas[editar | editar código-fonte]

Nome Lnçamento nos EUA Lançamento no Reino Unido Lançamento na Austrália Ep # Discos Informação adicional
Temporada 1 16 de setembro, 2008 16 de março, 2009 3 de dezembro, 2008 9 3 Comentários em áudio, dois episódios estendidos, cenas deletadas e bloopers.
Temporada 2 15 de setembro, 2009 1 de março, 2010 2 de novembro, 2009 22 6 Bastidores com o elenco, cenas deletadas, comentários em áudio, episódios estendidos e bloopers.
Temporada 3 14 de setembro, 2010[25] TBA 3 de novembro, 2010[26] 23 5 Cenas deletadas.

No mundo[editar | editar código-fonte]

País Rede de TV
 Alemanha Pro7
 Argentina Sony Entertainment Television
 Austrália Channel Seven
 Áustria ORF 1
 Bélgica RTL-TVI and VijfTV
 Brasil Sony Entertainment Television
 Bulgária Fox Life, BNT 1
 Colômbia Sony Entertainment Television
Costa Rica Sony Entertainment Television
 Croácia Nova TV, Fox Life
 Chile Sony Entertainment Television
 Dinamarca Kanal 4
Equador Sony Entertainment Television
 Estónia Fox Life
 Finlândia MTV3
 França TF1
 Grécia Fox life, ANT1
 Hong Kong Star World, ATV World
 Hungria RTL Klub
 Islândia Sjónvarpið
 Índia Zee Cafe
 Irlanda RTÉ 2
 Israel Yes Stars
 Itália Foxlife, Rai Due
 Japão WOWOW
 Malásia Star World
 México Sony Entertainment Television, Azteca 7
 Nova Zelândia TV 2
 Noruega TV 2
Paraguai Sony Entertainment Television
 Peru Sony Entertainment Television
 Polónia Fox Life
 Portugal Fox Life and RTP2
 Roménia Prima TV
 Sérvia Fox Life
 Suécia TV4
Suíça TSR
 Turquia DiziMax
Uruguai Sony Entertainment Television
 Venezuela Sony Entertainment Television

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Private Practice Gets New Showrunners Zap2It
  2. "Supernatural, Grey's bolster casts".
  3. Barnes, Brooks (2007-02-21). Cirurgia delicada em 'Grey's Anatomy'. The Wall Street Journal. Página visitada em 2007-02-22.
  4. Andreeva, Nellie (2007-02-22). Spin de Grey's Anatomy. The Hollywood Reporter. The Nielsen Company. Página visitada em 2007-02-22. Cópia arquivada em 2007-02-24.
  5. Adalian, Josef (2007-02-26). Diretor de conjunto para o spinoff de Grey's. Variety.com. Página visitada em 2007-02-28.
  6. Thrfeed.com
  7. "'Private Practice' Recast: Merrin Dungey sai, Audra McDonald entra", Los Angeles Times, 29 de junho de 2007. Página visitada em 22 de maio de 2010.
  8. "Novos personagens em Grey's Anatomy e Private Practice".
  9. TVguide.com
  10. "Private Practice": o futuro de Kate Walsh, E! Online, 22 de outubro de 2008
  11. EW.com
  12. Exclusivo "Private Practice", "The Big Bang Theory" e "The Unit" escolhidos, EOnline.com, October 18, 2007
  13. ABC Gives 2008-09 Novas temporadas dos shows, Zap2it.com, 11 de fevereiro de 2008
  14. ABC pega "Private Practice"
  15. Exclusivo: Multi-Episode Grey's Anatomy/Private Practice " TV Guide. November 6, 2008. Retrieved on November 7, 2008.
  16. Renovação com Shonda Rhimes, Variety.com, 23 de abril de 2009
  17. "Private Practice" - Epissódio 3.03 - Bailey e o Crossover, Spoiler TV, 5 de agosto de 2009
  18. Não teremos Dell na temporada 4, Zap2It.com, 2 de maio de 2010
  19. Renovações da ABC, Access Hollywood, 14 de maio de 2010
  20. Bricker, Tierney (May. 11, 2012). ABC Renews Private Practice and Body of Proof, Cancels Three Dramas. E!Online.com. Página visitada em October 29, 2012.
  21. Ausiello, Michael (May 30, 2012). Private Practice Shake-Up: Tim Daly Out!. TV Line. Página visitada em June 12, 2012.
  22. Silberman, Lindsay (June 12, 2012). Kate Walsh Confirms Exit: This Is My Last Season of Private Practice. TV Guide. Página visitada em June 12, 2012.
  23. Levine, Daniel (October 20, 2012). ABC makes moves: ‘Private Practice’ cancelled, ‘Grey’s Anatomy’ gets extended. The Celebrity Cafe.com. Página visitada em October 29, 2012.
  24. Stanley, Alessandra. "A opinião do THYT", The New York Times, 26 de setembro de 2007. Página visitada em 22 de maio de 2007.
  25. http://www.tvshowsondvd.com/news/Private-Practice-Season-3-Extras/13694
  26. http://www.ezydvd.com.au/item.zml/815647

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]