Probiótico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Probióticos são microorganismos vivos que podem conferir um benefício à saúde do hospedeiro.[1] A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).

Como função funcional benéfica no organismo, os probióticos tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de câncer.

Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Lactobacilos búlgaros utilizados na produçao caseira de Iogurte.

Efeitos fisiológicos dos probióticos[editar | editar código-fonte]

Inibição de bactérias intestinais indesejáveis[editar | editar código-fonte]

Pode ocorrer por produção de substâncias bactericidas:

  • Os lactobacilos podem produzir peróxido de hidrogênio, substância inibidora da Escherichia coli, salmonela, etc.
  • Adesão à mucosa e multiplicação - este termo se refere à capacidade dos probióticos de aderirem nas vilosidades intestinais competindo e inibindo a fixação de patogênicos, como por exemplo, escherichia coli. A adesão não ocorre com todos os probióticos, segundo Bengmark, parece ser verdadeiro somente para o Lactobacilos Plantarum 299.
  • Presença sem adesão à mucosa - para que isto ocorra é necessário que a ingestão do probiótico seja contínua pois sua suspensão não garante permanência no colon por período prolongado.

Ativação da imunidade humoral e celular[editar | editar código-fonte]

Os Lactobacilos acidófilo, bulgárico e casei parecem aumentar a atividade fagocitária, a síntese de imunoglobulinas (IgA) e a ativação dos linfócitos T e B.

Aumento da digestibilidade da lactose[editar | editar código-fonte]

Os Lactobacilos produzem a enzima beta galactosidase que facilita a digestão da lactose(14).

Leite acidófilo[editar | editar código-fonte]

O leite acidófilo pode ser elaborado a partir de leite padronizado enriquecido ou não em seu extrato seco. Este produto é resultante da fermentação exclusiva do Lactobacillus acidophilus, que é uma espécie lática homofermentativa (produz exclusivamente ácido lático).

O Lactobacillus acidophilus, é capaz de crescer a temperatura de 45°C porém sua temperatura ótima é de 37°C.

Produz alta concentração de ácido lático 150 a 200°D, de forma lenta. Resiste a uma concentração de 2% de sais biliares e até 4% de sal(11).

Técnica de elaboração[editar | editar código-fonte]

  1. Utilizar leite selecionado, acidez máxima de 18°D. Este leite poderá ser totalmente desnatado, padronizado (adição de 2 a 3% de leite em pó desnatado) ou mantido integral.
  2. Tradicionalmente não se adiciona açúcar neste tipo de produto.
  3. Pasteurizar o leite a temperatura de 90°C por 20 - 30 minutos, na fermenteira ou iogurteira.
  4. Resfriar a temperatura de 37°C.
  5. Adicionar fermento para uso direto a base de Lactobacillus acidophilus, na dosagem especificada pelo fabricante.
  6. Envasar os potes (tradicionalmente este produto é vendido na forma de potes ou copos de 200 a 250 gramas), opção de frascos.
  7. Incubar em estufa regulada para 37°C até que se verifique a formação de um gel (coalhada) liso, brilhante, sem desprendimento de soro ou gases.
  8. O ph ideal deverá se situar na faixa de 4,6 em um período de 3 a 8 horas, dependendo do fermento utilizado.
  9. Retirar os potes ou copos da estufa e levá-Ios imediatamente para câmara fria com temperatura máxima de 5°C, ou passar por túnel de resfriamento imediato.
  10. Decorridos 12 horas do resfriamento o produto poderá ser destinado ao mercado consumidor com validade de até 30 dias após sua data de elaboração.(11)com agua
  11. Pontos críticos: utilizar leite totalmente isento de inibidores (principalmente antibióticos). Para o desenvolvimento ideal do fermento lático, a temperatura deverá ser mantida rigorosamente em 37°C.


Uso terapêutico e veterinário[editar | editar código-fonte]

Indicado como recompositor da microbiota intestinal de eqüinos, caninos, felinos e humanos especialmente ao nascimento para rápida colonização da flora intestinal nas diarréias e como coadjuvante na antibioticoterapia. Entre as bactérias e leveduras benéficas no trato intestinal dos animais encontram-se [2]

Estudos publicados no 'The Lancet' [3] relata a evidência de sua utilização em humanos evidenciado que a ingesta de probióticos (Lactobacillus) durante os primeiros meses de vida, reduzem significativamente o risco do desenvolvimento de enfermidades atópicas reforçando a hipótese do prejuízo da higiene excessiva como desencadeante do aumento de incidência de enfermidades alérgicas desses últimos anos. Essa linha de pensamento já consolidada no uso veterinário tem como suporte a concepção de que a colonização bacteriana, que ocorre de forma natural no tubo digestivo é crucial para a maturação de seu sistema imunológico.

Referências

  1. Schlundt, Jorgen. Health and Nutritional Properties of Probiotics in Food including Powder Milk with Live Lactic Acid Bacteria. Report of a Joint FAO/WHO Expert Consultation on Evaluation of Health and Nutritional Properties of Probiotics in Food Including Powder Milk with Live Lactic Acid Bacteria. FAO / WHO. Página visitada em 25 Abril 2013.
  2. Indicações Probiótico vetnil bula on line
  3. The Lancet 2003:361:1869-71 apud Medscape

SAAD, Susana Marta Isay. Probiotics and prebiotics: the state of the art. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2006, vol. 42, no. 1 [cited 2007-04-19], pp. 1–16. [1]. ISSN 1516-9332.

Ver também[editar | editar código-fonte]