Prodrive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Prodrive F1 Team)
Prodrive
Prodrive
Atividade Automobilismo
Fundação 1984
Sede Banbury, Inglaterra, Reino Unido
Website oficial www.prodrive.com

Prodrive Ltd. é um grupo de engenharia automotiva e automobilística sediado em Banbury, Oxfordshire, Inglaterra. Desenha, constrói e gerencia carros para empresas e equipes como Subaru e Aston Martin. Sua divisão de tecnologia automotiva baseado em Warwick provê projetos de automóveis e consultoria em engenharia para diversos fabricantes de carros.

A empresa é provavelmente mais conhecida por seu envolvimento no Campeonato Mundial de Rali com o Subaru World Rally Team. Além de sua vitória nas 24 horas de Le Mans em 2007 na categoria GT1 com um Aston Martin DBR9 (carro cujo fabricante é controlado por um consórcio liderado por David Richards, fundador da Prodrive).

Campeonato Mundial de Rali[editar | editar código-fonte]

Impreza WRC de Atkinson sendo preparado para o Rali do Chipre de 2006

Em 1990 a Prodrive começou uma longa e bem-sucedida parceria com a Subaru, formando a Subaru World Rally Team. A Prodrive ficou encarregada de gerenciar a operação de rali da fabricante japonesa, conquistando três títulos de pilotos e três de construtores. Iniciado com o Subaru Legacy, o programa alcançou um sucesso moderado no Campeonato Mundial de Rali (WRC) com os pilotos Colin McRae e Ari Vatanen. A primeira vitória da Subaru no WRC foi conquistada por McRae com o Legacy durante o Rali da Nova Zelândia de 1993. A mudança para o Subaru Impreza, menor e mais ágil, tornou a empresa conhecida nos ralis. McRae venceu o campeonato de pilotos em 1995, feito repetido pelo inglês Richard Burns em 2001 e pelo norueguês Petter Solberg em 2003.

As cores azul e amarelo fortemente associadas à Subaru em competições de rali é uma referência à época em que a equipe era patrocinada pela 555, uma marca de cigarros da British American Tobacco popular na Ásia. Essa relação foi de certa forma ressuscitada quando David Richards comandou a equipe British American Racing na Fórmula 1.

Fórmula 1[editar | editar código-fonte]

A Prodrive F1 Team seria a nova equipe de Fórmula 1 da Prodrive Ltd. que iria entrar na temporada 2009. A nova equipe teria David Richards como proprietário.

Em 28 de abril de 2006, a Prodrive recebeu oficialmente sua entrada na Fórmula 1, quando a FIA anunciou a lista de participantes da temporada de Fórmula 1 de 2008.[1] No entanto, após maiores esclarecimentos sobre as regras que envolvem o uso de carros clientes e a consequente proibição do uso de chassis clientes desde o início da temporada 2009, a tentativa de entrar na competição por meio da utilização de um carro cliente foi abandonada. Richards afirmou anteriormente que a entrada como um construtor independente seria proibitivamente cara.

O chefe da Prodrive, David Richards, estava ligado a compra do espólio da equipe Honda, que se retirou da Fórmula 1 após o final da temporada de 2008, e utilizá-lo como saída para a Prodrive entrar na categoria máxima do automobilismo mundial.[2] Porém, a tentativa foi fracassou, como Ross Brawn, Nick Fry e o resto da administração da equipe compraram o espólio, tornando-se na Brawn GP.

Em 23 de abril de 2009, a Prodrive emitiu um comunicado de imprensa afirmando que estavam considerando sua entrada para a temporada de 2010, possivelmente sob a marca Aston Martin Racing.[3][4] Em 29 de maio de 2009, foi relatado que ela havia apresentado um pedido formal para a temporada de 2010. Entretanto, a Prodrive não foi aceito na grid final. A Prodrive foi um dos dois potenciais compradores considerados pela Renault F1 Team para assumir a equipe antes da temporada de 2010.[5] Em abril de 2010, a Prodrive anunciou que não se candidataria para a temporada de Fórmula 1 de 2011. A vaga havia se tornada disponível após o colapso da US F1 Team.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «2008 FIA Formula One World Championship Entry List». Arquivado do original em 22 de junho de 2007 
  2. «Honda will help out buyer in '09». 11 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2009 
  3. «2008 Prodrive Press Release». Consultado em 22 de abril de 2018. Arquivado do original em 3 de maio de 2009 
  4. «Richards keen on Formula 1 return». 23 de abril de 2009. Consultado em 6 de abril de 2018 – via news.bbc.co.uk 
  5. «Renault considering rival bids for team». Autosport 
  6. «Prodrive rules out entering F1 in 2011». Autosport 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Prodrive


Ícone de esboço Este artigo sobre Fórmula 1 é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.