Paradox (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Product of Imagination)
Paradox
Paradox (banda)
Charly Steinhauer em apresentação no Keep It True Festival VI (2006)
Informação geral
Origem Würzburgo, Baviera
País Alemanha
Gênero(s) Thrash metal, power metal, speed metal
Período em atividade 1985 - 1991

1998 - presente

Integrantes Charly Steinhauer, Oliver Holzwarth, Alex Holzwarth

Paradox é uma banda de thrash metal formada em Würzburgo, Baviera, em 1986 pelo vocalista Charly Steinhauer. Seu estilo é similar ao Heathen, Artillery, Megadeth, Flotsam and Jetsam e Metal Church, sua música possui uma aborbagem progressiva e riffs bastante técnicos.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A banda nasceu em Würzburgo em 1985 com dois jovens músicos, Charly Steinhauer e Axel Blaha. Ambos fundaram outras bandas (Overkill, Venom, Warhead) a partir de 1981. Em fevereiro de 1986 Markus Spyth e Roland Stahl se juntaram a banda.

Em julho de 1986 gravaram sua primeira demo, que chamou a atenção da Roadrunner Records, selo que lançaria seus dois primeiros álbuns.

Em 1987, a sua segunda demo "Mystery" foi um sucesso para a banda, a imprensa alemã chamou de a melhor demo tape de 1987. No mesmo ano a banda estava prestes a gravar seu primeiro álbum, "Product of Imagination". Product of Imagination foi um sucesso na Alemanha, e a Metal Hammer o reconhece como a melhor estréia alemã após Walls of Jericho do Helloween.

Um ano antes de lançar seu segundo álbum, Roland Stahl saiu da banda e foi substituído por Matthias "Kater" Schmitt. Pouco depois Markus Spyth também decidiu deixar a banda, ele foi substituído por Dieter Roth.

Em 1989 eles lançaram seu segundo álbum, Heresy, que muitos dizem ser o melhor álbum de banda. O Paradox começa a se tornar conhecido em todo o mundo graças a este álbum, que recebeu elogios no mundo inteiro.[2]

Em novembro de 1989 a banda sofre mudanças na formação. A partir daquele ano a banda ficou parada por razões pessoais, e mudanças de formação continua não ajudaram em nada.

A banda ficou inativa por quase dez anos, e em 1998 Charly Steinhauer, fundador, planeja remontar o Paradox. Com seu parceiro Kai Pasemann na guitarra e os irmãos Oliver Holzwarth (baixo) e Alex Holzwarth (bateria).

Em agosto de 1999 o Paradox participou de um concerto espetacular no "Wacken Open Air 99".

Em maio de 2000, depois de assinar com a AFM-Records, o Paradox lança seu terceiro álbum, "Collision Course". Mais uma vez o álbum recebeu críticas muito positivas.

Depois de seu terceiro álbum a banda se desfez novamente, desta vez por causa de uma grave doença de Charly Steinhauer, que o obriga a realizar diversos procedimentos cirúrgicos, que quase o levam à morte. Como tinha acontecido em 1998, Charly Steinhauer planeja remontar a banda, o que é realizado em Setembro de 2005.

Em janeiro de 2008 lançou seu quarto álbum,"Electrify", que torna-se um sucesso, especialmente no Japão.

Em outubro de 2009 a banda lançou seu quinto álbum, "Riot Squad", cujo tema fala sobre os momentos difíceis e violentos em que vive a nossa civilização.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Paradox - Biography». Allmusic. Consultado em 3 de março de 2012 
  2. metal-rules.com (26 de junho de 2020). «German Thrash Metal Band PARADOX working on new album, introduce new line-up». Consultado em 30 de setembro de 2020