Production I.G

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Production I.G, Inc. (株式会社プロダクション・アイジー Kabushiki-gaisha Purodakusyon Ai Jī?) é um estúdio de animação japonês fundado a 15 de dezembro de 1987 por Mitsuhisa Ishikawa. A sede da empresa está localizada em Musashino, Tóquio.[1]

Production I.G
Production I.G
Nome nativo 株式会社プロダクション・アイジー
Nome romanizado Kabushiki-gaisha Purodakusyon Ai Jī
Kabushiki gaisha

subsidiária

Atividade Estúdio de animação
Fundação 15 de dezembro de 1987 (36 anos)
Fundador(es) Mitsuhisa Ishikawa

Takayuki Goto

Sede Musashino, Tokyo, Japão
Área(s) servida(s) No mundo todo
Proprietário(s) IG Port
Pessoas-chave Mitsuhisa Ishikawa (Presidente)
Empregados 130
Produtos Animes, filmes, OVA, jogos, mangás
Subsidiárias Tatsunoko (11.2%)

IGzwei

Website oficial production-ig.co.jp

A Production I.G esteve envolvida na produção de vários animes, OVAs, filmes, cutscenes de videojogos, assim como na publicação de música e gestão. Entre as suas obras mais proeminentes conta-se com Patlabor, Ghost in the Shell , Shingeki no Kyojin e o estúdio também foi o responsável pela serialização de outras obras, como Kuroko no Basket e Psycho-Pass. O estúdio também está fazendo as adaptações do anime Haikyuu!!, a terceira temporada irá lançar até em outubro de 2016.

História[editar | editar código-fonte]

Production I.G. Inc. é um estúdio de animação japonesa e empreendimentos de produção, que foi fundada no dia 15 de dezembro de 1987 por Mitshuhisa Ishikawa. Este acontecimento ocorreu durante a criação da série Zillion, pela Tatsunoko Productions, onde Mitsuhisa Ishikawa era o produtor responsável pela série. Com a dispensa do pessoal excedente da ramificação da Tatsunoko acabou por conduzir o famoso desenhista Takayuki Goto, a se juntar a essa filial, juntamente com Ishikawa na produção da série.

Da parceria entre Mitsuhisa Ishikawa e Takayuki Goto nasceu a IG Tatsunoko Limited em 1987, cujas inicias dos sobrenomes de Ishikawa e Goto (IG) acabaram por incorporar o principal nome da empresa, que tinha como principais acionistas, além de Ishikawa e Goto, a presença de Hideaki Hatta e a própria Tatsunoko Productions e funcionava como uma filial da Tatsunoko.

Desde a sua fundação, o estúdio esteve envolvido na produção de vários animes para televisão, OVAs, filmes teatralizados e videogames. Entre os seus trabalhos mais importantes estão as séries Platabor e Ghost in the Shell. A empresa também se consolidou devido à alta qualidade de suas animações e também por preocupar em produzir animes de sua própria criação e não derivações de mangás, como normalmente acontece.

Desde o inicio de suas produções, o estúdio já mostrava trabalhos notáveis, caracterizada pela adaptação do anime cinemática da história de Patlabor, criada pelo grupo HEADGEAR. Durante as fases finais da produção de Patlabor 2, a companhia rompeu a relação com a Tatsunoko Productions, que detinha 20% das ações da empresa e seu nome passou a ser denominado Productions I.G. Inc. como a conhecemos atualmente, em setembro de 1993. Desta forma, o filme Patlabor 2, que foi apresentada em agosto de 1993 representa o último produtor com a assinatura IG Tatsunoko Limited.

Em 2000 o estúdio se fundiu com ING, uma outra companhia que também foi fundada pelo Mitsuhisa Ishikawa e mais tarde em 4 de julho de 2007, a companhia anunciou sua fusão com a Mag Graden.


Referências

  1. «Map». Production I.G. Consultado em 18 de outubro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.