Professor Layton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Professor Layton
Desenvolvedora(s) Level-5
Distribuidora(s) Level-5
Nintendo
Criador(es) Akihiro Hino
Plataformas Nintendo DS, Nintendo 3DS, iOS, Android
Gênero(s) Puzzle, Aventura
Primeiro título Professor Layton and the Curious Village
15 de Fevereiro, 2007
Último título Professor Layton and the Azran Legacy
28 de Fevereiro, 2013
Spin-off(s) Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney
Layton Brothers: Mystery Room
Portal Portal de jogos eletrônicos

Professor Layton (レイトン教授, Reiton-kyōju?) é uma série de jogos eletrônicos de puzzle e aventura[1] para o Nintendo DS e o Nintendo 3DS, desenvolvidos e publicados pela Level-5. A série consiste em seis jogos principais, além de um filme lançado e um em produção. Um crossover com a série Ace Attorney, intitulado Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney também foi lançado para o Nintendo 3DS. A primeira trilogia de jogos segue as aventuras conjuntas do Professor Hershel Layton e seu parceiro, Luke Triton. A trilogia subsequente e os dois filmes são prequelas, e focam em como Luke e Layton se conheceram, e suas aventurar originais.

Os títulos são focados em uma série de puzzles e mistérios dados pelos cidadãos de vilas e cidades visitadas pelos protagonistas. A série passou a ser uma das mais bem sucedidas entre as séries exclusivas de Nintendo DS/3DS, com vendas acumuladas de 10 milhões de unidades até outubro de 2010.[2] Até agosto de 2013, 15 milhões de cópias foram vendidas no total.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Os jogos consistem, essencialmente, em uma coleção de puzzles, com seções de exploração entre eles. O jogador, controlando Professor Layton e Luke, explora os ambientes em um estilo Point-and-click usando a tela tátil do DS. Ela pode ser usada para conversar com personagens não jogáveis, aprender sobre o ambiente, mover-se entre áreas ou achar moedas de dicas (Hint Coins, em inglês), que podem ser usadas durante puzzles. Geralmente, ao interagir com uma pessoa ou objeto, o jogador é apresentado com um puzzle, cujo valor é definido por "picarats", um tipo de moeda do jogo. Solucionar o puzzle corretamente vai garantir ao jogador muitos picarats, mas uma resposta errada vai reduzir a recompensa. Para progredir na história o jogador deve realizar tarefas, como completar um número mínimo de puzzles, conseguir um número mínimo de picarats ou completar puzzles específicos. Quando o jogador deixa uma área devido à progressão da história, puzzles pendentes são coletados e guardados na "Cabana de Puzzles" (Puzzle Shack, em inglês), cuja dona é a personagem fictícia conhecida como "Granny Riddleton". O jogador pode retornar a Granny e resolver os puzzles depois.

Os puzzles, criados por Akira Tago para a série, têm pouca ligação com o enredo, e consistem em problemas matemáticos ou de lógica, labirintos, quebra-cabeças comuns e quebra-cabeças de deslizamento.

Se o jogador ficar preso em um puzzle, ele pode gastar uma moeda de dica para receber uma dica. Cada puzzle possui três dicas disponíveis, e em The Unwound Future, o conceito de "Super Hints" é introduzido. Trata-se de dicas que praticamente solucionam o puzzle para o jogador, mas que gastam duas moedas de dica e que só podem ser usadas após a utilização das três outras dicas. Não há tempo limite para os puzzles, mas o jogador pode ser desafiado a completar alguns puzzles em um número limitado de movimentos.

Jogos[editar | editar código-fonte]

  1. Professor Layton and the Curious Village (レイトン教授と不思議な町?)[3] : DS - 2007
  2. Professor Layton and the Diabolical Box (レイトン教授と悪魔の箱?)[4] : DS - 2007
  3. Professor Layton and the Unwound Future (レイトン教授と最後の時間旅行?): DS - 2008
  4. Professor Layton and the Last Specter (レイトン教授と魔神の笛?): DS - 2009
  5. Professor Layton and the Miracle Mask'' (レイトン教授と奇跡の仮面?): 3DS - 2011
  6. Layton Brothers: Mystery Room (レイトンブラザーズ・ミステリールーム?): iOS e Android - 2012
  7. Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney (レイトン教授VS逆転裁判?): 3DS - 2012
  8. Professor Layton and the Azran Legacy (レイトン教授と超文明Aの遺産?): 3DS - 2013

Jogos futuros[editar | editar código-fonte]

Um novo jogo, intitulado Layton 7, (レイトンセブン Reiton Sebun), foi anunciado para Android, iOS e 3DS, com um estilo "diferente" de seus antecessores.[5]

Referências

  1. Nintendo's Official Home for Professor Layton (em inglês) Professor Layton Official Site. Visitado em 2012-02-23.
  2. Prof. Layton/Phoenix Wright Crossover Only For Japan, Capcom Says (em inglês) The Escapist (2010-10-20). Visitado em 2010-10-20.
  3. Level 5's new game's genre is unknown? New style game to train your brain (em japonês) Famitsu. Visitado em 2008-01-02.
  4. Layton Kyoju and the Devil's Box becomes a movie quality (em japonês) Famitsu. Visitado em 2008-01-02.
  5. There's a New Layton Game. It's... Different (em inglês) Kotaku. Visitado em 2013-12-13.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]