Professor Pac-Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Professor Pac-Man
Produtora Bally Midway
Editora(s) Bally Midway
Data(s) de lançamento 1983
Gênero(s) Quiz
Modos de jogo um jogador / dois jogador
Controles Joystick

Professor Pac-Man é um jogo de arcade produzido pela Bally Midway em 1983. Concebido para capitalizar sobre a percepção de quiz, o jogo apresenta enigmas visuais simples e requer que o jogador resolva cada um dentro de um curto prazo. Apesar do uso do jogo do personagem popular Pac-Man, o personagem desse jogo é Professor Pac-Man.

O jogo é para um ou dois jogadores (tendo voltas) e consiste em responder às perguntas de múltipla escolha antes que tempo se esgota. O temporizador é um Pac-Man comendo uma fila de pontos; Quanto mais pontos à esquerda depois de uma resposta correta ser dada, maior será a pontuação atribuída. Como os níveis progridem, os pontos desaparecem mais rapidamente. Questões bônus são dadas após várias respostas corretas. O jogo termina quando um determinado número de perguntas são respondidas erradas, ou quando o tempo se esgota.

A Midway tinha originalmente planos para três versões diferentes do jogo:

  • Família: adequado para todas as idades, mas voltado para o público jovem.
  • Público: adequado para audiências gerais, mas voltado para fliperamas e bares.
  • Prêmio: para casinos.

Havia de ter novas atualizações de perguntas a cada quatro meses para manter as pessoas memorizadas sobre as perguntas.

O jogo nunca pegou. Apenas 400 unidades foram feitas, todas as variedades de público; quase 300 destes foram devolvidos aos fabricante e convertidos em máquinas Pac-Land. Estima-se que apenas um número muito pequeno de máquinas de Professor Pac-Man ainda sobreviva.

Professor Pac-Man foi baseado em um microprocessador Zilog Z80 e utilizados dois bancos de 512Kb de memória, mais do que qualquer outro jogo de arcade do momento. O programa foi escrito na linguagem de computador. O jogo foi escrito por Rick Frankel, os gráficos foram criados por Mark Steven Pierce e Sue Forner e os sons das músicas por Marc Canter. Marc Canter e Mark Steven Pierce (juntamente com a Jay Fenton) viriam a iniciar a empresa MacroMind, o que acabaria por tornar-se Macromedia.

O Professor Pac-Man aparece na série de Pac-Man World. Ele se parece com o personagem retratado no jogo Professor Pac-Man, exceto com a adição de um bigode branco e um design mais perto do Pac-Man original. Fora isso, não há ligações com o jogo de árcade. Os jogos de Pac-Man World foram criados pela Namco, que desenvolveu o primeiro jogo da série Pac-Man e mais jogos subsequentes da série.

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.