Profissão: Repórter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Profissão: Repórter
Professione: reporter
Profissão: Repórter (PT/BR)
 Itália  Espanha  França
1975 • cor • 119 (versão editada)
126 (versão longa) min
 
Direção Michelangelo Antonioni
Roteiro Michelangelo Antonioni / Tonino Guerra
Elenco Jack Nicholson
Maria Schneider
Steven Berkoff
Ian Hendry
Género drama / suspense
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Profissão: Repórter [1] (em italiano: Professione: reporter; em espanhol: El reportero; em francês: Profession: reporter; conhecido também pelo título internacional em inglês: The Passenger) é um filme italiano, espanhol e francês (falado em inglês) de 1975, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Michelangelo Antonioni.

Produção da melhor fase do premiado diretor, cujas características são os poucos diálogos e a magnifica fotografia (realização do colaborador Luciano Tovoli). Os críticos chamam atenção em especial para a penúltima cena, uma longa tomada de sete minutos do ponto de vista da janela do quarto de um hotel, na qual a narrativa dramática é feita a partir de ações vistas à distância, acompanhadas de sons misturados.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

David Locke, um jornalista televisivo, está no deserto africano preparando um documentário sobre as guerrilhas da região. Depois de ser abandonado pelo seu guia e ter seu veículo Land Rover Defender atolado na areia, ele entra em crise, se vendo cansado do trabalho, do casamento e da vida. Ele consegue voltar ao hotel e procura pelo inglês estranho Robertson, um hóspede que lhe contara um pouco da vida dele, fascinando David ao se mostrar como um viajante despreocupado.

Quando entra no quarto, David encontra Robertson, morto na cama (enfarto). O homem possui uma grande semelhança física com David, que então tem uma idéia: resolve trocar de identidade com o morto (muda a foto do passaporte) e passa a seguir a agenda que encontrou com ele, indo aos vários locais anotados.

Ao ir a uma caixa de um armário em Munique, David encontra papéis sobre vendas de armas. Depois é procurado por homens da guerrilha africana, que esperavam por Robertson para realizar o negócio. David então descobre que Robertson era contrabandista de armas. Ao mesmo tempo, a esposa de David e seus colegas de trabalho, começam a procurar por "Robertson" (na verdade David), pois queriam saber mais da morte do jornalista.

David então começa a fugir deles e recorre a uma jovem turista inglesa, que aceita ajudá-lo a escapar de seus conhecidos.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

David Locke Jack Nicholson
Moça turista Maria Schneider
Rachel Locke Jenny Runacre
Martin Knight Ian Hendry
Stephen Steven Berkoff
Achebe Ambroise Bia
Robertson Chuck Mulvehill
Telhado de la Pedrera, uma das locações do filme em Barcelona

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • O personagem de Maria Schneider não tem um nome no filme, mas há evidências de que seja Daisy, a esposa de Robertson.
  • O filme inclui cenas com declarações de políticos sobre a situação da África e uma execução de um prisioneiro, o que lhe dá uma certa conotação de thriller político.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cinema PtGate. Visitado em 10/07/2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]