Programação e controle da produção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Planejamento e controle da produção (pode-se discutir o procedimento aqui).

O sistema de Programação e Controle da Produção (PCP), consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo. Este sistema recebe informações sobre estoques, linha de produtos, vendas previstas, capacidades e modo de produzir. Seu objetivo é transformar tais informações em ordens de fabricação.

Este sistema também auxilia a ter uma alta taxa de utilização das instalações e dos recursos, a seqüência da programação dos produtos e reduzir os tempos de setup das máquinas.

No longo prazo, é necessário para que a empresa forneça o conjunto apropriado de capacidade de tecnologia, recursos humanos e localização para atender as necessidades futuras da organização.

No médio prazo, o problema fundamental é combinar suprimentos e demanda em termos de volume e produto.

No curto prazo, a programação de recursos faz-se necessária para atender às necessidades da produção. Enquanto as atividades diárias são realizadas, o sistema deve acompanhar a utilização de recursos e os resultados da execução das tarefas para relatar o consumo de materiais.

Referências[editar | editar código-fonte]

BERRY, William L.; JACOBS, F. Robert; VOLLMANN, Thomas E.; WHYBARK, D. Clay. Sistema de planejamento e controle da produção para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2006.

LAUGENI, Fernando Piero; MARTINS, Petrônio G. Administração da produção. 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2006.

ZACCARELLI, Sérgio Batista. Programação e controle da produção. 5ª edição. São Paulo: Pioneira, 1979.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios