Programa Marte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde janeiro de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
Área dos possíveis destroços da sonda Marte 3.


Programa Marte, foi a designação de um programa de sondas para a exploração de Marte, projetadas e operadas pela União Soviética entre 1960 e 1973.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O programa Marte teve duas etapas:[1]

  • Na primeira, entre 1960 e 1965, fez uso contínuo do foguete Molniya-8K74. Dos oito lançamentos desse período, apenas um foi parcialmente bem sucedido, pois apesar de não ter atingido a órbita de Marte como pretendido, obteve um grande conjunto de excelentes imagens do lado escuro da Lua
  • Na segunda, fez uso contínuo do foguete Proton-K como veículo lançador. Os primeiros lançamentos, em 1969 foram todos mal sucedidos nas suas respectivas missões originais à Marte. A partir de 1971, as missões começaram a ter algum êxito. Dos sete lançamentos desse programa, dois falharam quatro foram bem sucedidos e um teve sucesso parcial.

As missões[editar | editar código-fonte]

Selo comemorativo do Marte 1.
Selo comemorativo do Marte 2.
Selo comemorativo do Marte 3.

Executadas[editar | editar código-fonte]

Projetadas[editar | editar código-fonte]

Ambas as missões projetadas dependiam de equipamentos que não se mostraram viáveis na época:

Marte 4NM e Marte 5NM[editar | editar código-fonte]

O projeto Marte 4NM era uma missão de pouso de um rover experimental na superfície de Marte; e o Marte 5NM era o projeto de uma missão de retorno de amostras do solo marciano. Ambos os projetos, dependiam do fracassado foguete N1. Com o cancelamento do projeto do foguete N1 em 1974, ambos foram cancelados.

Marte 5M[editar | editar código-fonte]

A Marte 5M (Marte 79), era também uma missão de retorno de amostras que dependia da disponibilidade do sistema de acoplamento Igla para o acoplamento de dois estágios do tipo bloco D em órbita da Terra, para que fossem acionados em sequência impulsionando a espaçonave em direção à Marte. Como o sistema Igla se mostrou pouco confiável, esse projeto também foi cancelado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Zak, Anatoly. A complete list of the world's launch attempts in the direction of Mars:. RussianSpaceWeb.com. Página visitada em 02/01/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Programa Marte