Programa Xuxa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Programa Xuxa
Informação geral
Formato Programa de auditório
Duração 1 hora
País de origem Brasil
Idioma original português
Produção
Elenco Xuxa
Paquitas
Irmãs Metralha
Tema de abertura Instrumental
Transmissão original 2 de maio de 199324 de outubro de 1993

Programa Xuxa foi um programa de televisão brasileiro apresentado por Xuxa Meneghel entre 2 de maio e 24 de outubro de 1993 às 14 horas da tarde de domingo.[1]

Com direção geral de Marlene Mattos, o programa era voltado para toda a família, com brincadeiras, gincanas, apresentações musicais e quadros de entrevistas.

História[editar | editar código-fonte]

O programa é considerado por muitos uma continuação não-oficial do programa Xou da Xuxa, que findou em 31 de dezembro do ano anterior (1992).

Durou somente cinco meses e Xuxa só voltou ao ar na TV Globo naquele ano em seu Especial de Natal. Nesta época, Xuxa se dedicava à três programas internacionais, e este projeto de falar uma linguagem diferente da utilizada com crianças não agradou, e no dia 24 de outubro de 1993, foi ao ar o último Programa Xuxa. No ano seguinte, Xuxa estreava o infantil Xuxa Park, sucesso das manhãs de sábado até janeiro de 2001.

Atrações[editar | editar código-fonte]

Desta vez a "Rainha dos Baixinhos" não saia mais de uma nave espacial, mais sim de um elevador. As Paquitas não se vestiam mais como soldadinhos de chumbo, mas com roupas de futebol americano e deixaram de lado as botas para dar lugar aos patins e as Irmãs Metralha passaram a usar o uniforme da seleção brasileira. Com cinco blocos e uma hora de duração, o programa contava com quadros e gincanas em que pais e filhos participavam. Todas as semanas o programa ganhava novos quadros e alguns quadros que se destacaram foram:

  • Mela-mela: em que a criança recebia um banho surpresa e tinha que adivinhar o que havia caído sobre sua cabeça, podendo ser água, tinta, mel ou pétalas de flores, era considerado um dos mais divertidos do programa.
  • Outro quadro em que o participante saía lambuzado da cabeça aos pés, Pisando no tomate, também divertia a platéia: a criança tinha que adivinhar, de olhos vendados, em cima de quê estava andando. Todas as brincadeiras davam prêmios em dinheiro.
  • X do problema: abordava temas relacionados aos adolescentes e contava com a assessoria de especialistas no assunto.
  • Pirâmide: adultos famosos formavam pares com crianças do auditório para adivinhar palavras. A cada acerto, a dupla avançava um pouco, até chegar ao topo e, assim, conquistar o prêmio – uma quantia em dinheiro. O humorista Tom Cavalcante e a atriz Regina Casé disputaram a prova na estreia do programa.
  • Verdade ou mentira?, outro destaque do infantil, que teve como grande atração a entrevista com a apresentadora Hebe Camargo. Esse era o principal desafio para Xuxa, que nunca havia desempenhado a função de entrevistadora.
  • A competição Encontre alguém, em que as crianças deviam achar uma personalidade escondida na platéia, também teve boa repercussão. Na estreia, a triatleta Fernanda Keller foi a escolhida para se esconder dos baixinhos.
  • Xuxa abriu espaço para pessoas anônimas através do quadro Minuto da fama, em que qualquer um podia ser entrevistado pela apresentadora.
  • O programa lançou a promoção Uma ideia para curar o mundo, em que crianças de cinco a dez anos podiam participar enviando frases e desenhos para a produção. O vencedor recebeu como prêmio uma semana em Los Angeles, com acompanhante, e uma visita ao rancho do cantor Michael Jackson.

Referências