Programa de Reestruturação Económica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Programa de Restruturação Econômica (PRE) foi uma estratégia político-económica do governo de Moçambique, de corte neoliberal, lançada em 1987 e levada a cabo pelo governo da FRELIMO.[1] Aponta-se ter sido este o acontecimento que marcou o fim do socialismo em Moçambique, mesmo admitindo-se ter havido uma pré-reforma econômico-política a partir do IV Congresso da FRELIMO, quando o partido admitiu a importância do sector privado no desenvolvimento do pais.

Este programa teria sido, grosso modo, o mais prudente que o governo do país poderia adotar, mas foi acompanhado por sucessivas privatizações de empresas estatais que acabaram dando espaço ao surgimento de uma elite - uma burguesia nacional - constituída principalmente por membros seniores da FRELIMO.

O programa teve igualmente o papel de introduzir Moçambique na luta ideológica entre os dois blocos - o do Leste e o do Ocidente.

Moçambique tevede adotar as recomendações das IBWs,[2] deixando o governo de ser provedor de bens e serviços e consumo, passando somente a ter o papel de fiscalizar, o que criou vários problemas na vida da população.

Destaca-se o facto de a URSS ter excluído Moçambique a quando da formação da COMECON, sob a alegação de que o país não havia passado por um processo de desenvolvimento capitalista, o que deixou Moçambique sem chão e, assim, levado a procurar estabelecer novas relações com o Ocidente. Neste sentido, o presidente Samora Machel visitou a América do Norte, em busca de apoio técnico e financeiro.

Para além da descentralização da economia, Moçambique teve que promover a desvalorização do metical, que se encontrava muito forte, o que bloqueava ou enfraquecia as exportações. A inflação, que se encontrava em cerca de 74% , foi posteriormente reduzida para cerca de 14% depois de aproximadamente dois anos. Afinal, o PRE tirou o Estado moçambicano da bancarrota, sob a tutela das IBWs - o Banco Mundial e o FMI .

Referências

  1. Teresa Maria da Cruz e Silva. «Moçambique: um perfil». Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Consultado em 18 de dezembro de 2017 
  2. Instituições de Bretton Woods (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]