Project Almanac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Project Almanac
Projecto Almanaque (MEO) / Projeto Almanaque (AXN) (PRT)
Projeto Almanaque (BRA)
 Estados Unidos
2015 •  cor •  106 min 
Gênero sci-fi (ficção científica)
suspense
aventura
Direção Dean Israelite
Produção Andrew Form
Bradley Fuller
Michael Bay
Roteiro Jason Harry Pagan
Andrew Deutschman
Elenco Jonny Weston
Sofia Black D'Elia
Amy Landecker
Michelle DeFraites
Ginny Gardner
Sam Lerner
Edição Julian Clarke
Companhia(s) produtora(s) Insurge Pictures
Platinum Dunes
MTV Films
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 30 de janeiro de 2015
Brasil 05 de março de 2015
Portugal 03 de Março de 2017
Idioma inglês
Orçamento U$ 12,000,00 milhões
Receita U$ 32,200,00 milhões

Project Almanac[1] (Projeto Almanaque no Brasil e Projecto Almanaque ou Projeto Alamanaque em Portugal) (anteriormente Almanaque, Bem Vindo à Ontem e também conhecido como Cinema One) é um filme de sci-fi, suspense e aventura dirigido por Dean israelita e escrito por Jason Harry Pagan e Andrew Deutschman. O filme é estrelado por Jonny Weston, Sofia Black D'Elia, Amy Landecker, Michelle DeFraites, Gina Gardner e Sam Lerner foi lançado em 30 de janeiro de 2015 nos Estados Unidos[2] e 05 de março de 2015 no Brasil. Em Portugal estreou no canal a cabo AXN no dia 03 de Março de 2017.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Um grupo de amigos encontram os planos para a construção de uma máquina do tempo e, em seguida, a constroem. Inicialmente eles usam a máquina apenas para desfazer pequenos erros no passado, e, eventualmente, reverter seus objetivos para seu próprio benefício e prazer, no entanto, eles logo percebem que mudar o passado pode causar consequências desastrosas no futuro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os membros das bandas de rock Imagine Dragons e Atlas Genius, bem como um DJ sem nome, aparecem brevemente como eles mesmos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 5 de fevereiro de 2014 a Paramount Pictures adiou a data de lançamento de 28 de fevereiro de 2014 para uma data desconhecida. A produtora entrou em uma parceria com a MTV Films para trabalhar em conjunto no marketing do filme. Em 24 de março de 2014, Borys Kit, do THR, twittou que o filme seria renomeado para "Project Almanac"[3], e será lançado no dia 30 de janeiro de 2015.[2].

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens começaram em junho de 2013, em Atlanta, Geórgia.[4][5] O filme foi filmado em um estilo de found footage, mostrando as cenas por uma perspectiva de câmera.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Projeto Almanaque recebeu críticas mistas por parte da critica especializada. No Rotten Tomatoes, o filme mantém uma classificação de 35%, com base em 81 reviews com uma avaliação média de 4.7 / 10. Consenso do site diz: " Projeto Almanaque não é sem inteligência ou originalidade, mas a sua história fina e irritante de camerawork faz com que seja difícil para recomendar. No Metacritic o filme tem uma pontuação de 47 em 100 , com base em 25 críticos, indicando "críticas mistas ou médias". No CinemaScore pesquisas realizadas durante o dia de abertura, o público de cinema deu ao filme uma nota média de "B" em um A + em escala F.

Polêmica com cena de acidente aéreo[editar | editar código-fonte]

As famílias de duas vítimas de um acidente aéreo de 1994 protestaram contra o uso de cenas da tragédia no longa produzido pela Platinum Dunes (a empresa de Michael Bay). Segundo a Paramount, apesar de real, a cena em questão mostraria um acidente em Tóquio de 2009, e não a queda que levou a morte de Robert Wolff e Mark McGeehannos nos anos 90. Ainda assim, Michael Bay se desculpou e pediu ao estúdio que a cena seja cortada imediatamente. O produtor diz que não sabia que o diretor novato Dean Israelite tinha usado cenas reais ao invés de criar o acidente em computação gráfica: "Deixo meus diretores fazerem os seus filmes na Platinum Dunes e os deixo com grandes responsabilidades. Infelizmente uma péssima decisão foi tomada ao se usar uma queda real ao invés de criar uma cena em VFX, sem pensar no impacto que isso teria para as famílias. Quero me desculpar profundamente com as famílias e também com Força Aérea Americana". Um representante da Paramount afirmou que o processo para remover o trecho em questão já havia sido iniciado. E o mesmo foi cortado da versão que chegou aos cinemas.[6]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Paramount Retitles Sci-Fi 'Almanac' As 'Welcome To Yesterday'. Deadline. 16 de dezembro de 2013. Visitado em 20 de novembro de 2014.
  2. a b Anderton, Ethan (25 de março de 2014)."Welcome to Yesterday' Renamed 'Project Almanac', Moving to 2015". firstshowing.net. Visitado em 20 de novembro de 2014.
  3. Kit, Borys (24 de março de 2014). "Tweet de Borys Kit do THR" twitter.com. Visitado em 20 de novembro de 2014.
  4. Michael Bay's super-secret movie 'Almanac' aka 'Cinema One' begins filming in Atlanta onlocationvacations.com. 13 de Junho de 2013. Visitado em 20 de novembro de 2014.
  5. Talent in Michael Bay's Almanac: Atlanta Arquivado em 3 de dezembro de 2013, no Wayback Machine.. onesourcetalent.com. Visitado em 20 de novembro de 2014.
  6. «Projeto Almanaque | Michael Bay se desculpa por uso de imagens reais de acidente aéreo no filme». Omelete. Consultado em 17 de fevereiro de 2016