Projeto social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Por meio de contribuições voluntárias, a sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum.

Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.

O projeto social nasce do desejo de uma ou varias pessoas de mudar a realidade em que vive. Vários são os projetos desenvolvidos pelo mundo a fora, todos com o mesmo objetivo: mudar a realidade em que vivem. Para um bom projeto é necessário conhecer bem a realidade, os problemas, as dificuldades, para isso torna-se necessário uma boa pesquisa para levantar os principais dados. E assim montar o projeto para mudar.

Todo projeto social surge de uma necessidade de um problema concreto. Ao elaborar um projeto é necessário alertar para a solução de problemas de modo que as  ideias sejam transformadas em ações. No desenvolvimento dos projetos sociais são fundamentais que sejam claros os objetivos, especificar os recursos, declarar parcerias e como serão analisados os resultados. Por outro lado, sabemos que planejar projetos sociais, é um processo bastante complexo, porém é verídico que muitos estão em vigor sem se quer contemplar um roteiro básico para apresentação.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]