Prometheus (árvore)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Prometheus (também conhecida por WPN-114) foi o apelido dado ao mais antigo organismo conhecido não-clonal, um pinheiro Great Basin Bristlecone (Pinus longaeva), árvore que cresce perto da linha verde no pico Wheeler no leste de Nevada, nos EUA. Em países de língua portuguesa é mais conhecida pelo nome de Matusalém, como referência ao personagem bíblico homônimo.

A árvore, com pelo menos 4862 anos de idade e, provavelmente, se aproximando dos 5000 anos, foi cortada em 1964 por um estudante de pós-graduação com ajuda do pessoal do Serviço Florestal dos EUA para fins de investigação. Eles não sabiam de sua idade, um recorde mundial, antes do corte. No entanto, as circunstâncias e processo decisório que conduziu a derrubada da árvore permanece controverso, com diferentes versões existentes sobre a decisão de cortar a árvore, nem todos os fatos básicos são acordados por todos os envolvidos. O apelido da árvore se refere à figura mitológica grega de Prometeu, que roubou o fogo dos deuses e o deu aos seres humanos. A designação WPN-114 foi dada pelo pesquisador original, Donald R. Currey, e refere-se às 114 amostras da árvore por ele utilizadas na sua pesquisa no condado de White Pine, Nevada.

Sobre a árvore[editar | editar código-fonte]

Prometheus era um membro de uma população de pinheiros Bristlecone que crescia perto da linha verde da moreia lateral de uma geleira ex-Wheeler Peak, em que, desde 1986, tem sido o Great Basin National Park, em Nevada oriental. Wheeler Peak é a montanha mais alta na escala de Snake, e a montanha mais alta inteiramente dentro do estado de Nevada. A população de pinheiros Bristlecone sobre esta montanha é dividida em (pelo menos) duas subpopulações distintas, uma delas é acessível por uma trilha interpretativa popular. Prometeu no entanto, cresceu em uma área acessível apenas por caminhadas fora das trilhas. Entre os anos 1958 e 1961, um grupo de naturalistas que admirava o bosque em que a árvore cresceu deu nome a uma série de árvores de maior ou mais distintas, incluindo Prometheus.