Prompt de comando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prompt de Comando
Captura de tela
Janela aberta do Taskkill
Desenvolvedor Microsoft

Prompt de Comando (cmd.exe) é um interpretador de linha de comando no OS/2 e de sistemas baseados no Windows NT (incluindo Windows 2000, XP, e Server 2003). Ele é um comando análogo ao command.com do MS-DOS e de sistemas Windows 9x, ou de shells utilizados pelos sistemas Unix.

Versões[editar | editar código-fonte]

Therese Stowell desenvolveu a versão inicial de cmd.exe para o Windows NT.1 Apesar de alguns antigos comandos do DOS não serem suportados ou terem sido alterados (ex: a funcionalidade de deltree foi agregada a rd na forma do parâmetro /s), cmd.exe continua a ter um grande número de comandos integrados.

Tanto as versões do OS/2 como do Windows NT do cmd.exe têm mais detalhes nas mensagens de erro do que o típico "Bad command or file name" (no caso de comando mal-formados) do command.com. Na versão OS/2, os erros são reportados no idioma do sistema, sendo que o texto é retirado dos ficheiros de mensagens do sistema. O comando help pode ser chamado com o código de erro para se obter informação mais detalhada.

cmd.exe continua como parte do Windows Vista, Windows Server 2008, e Windows 7.

Informações técnicas[editar | editar código-fonte]

ffmpeg2theora, ferramenta de linha de comando para converter vídeos.

Ao contrário de COMMAND.COM, que é um programa de DOS, cmd.exe é um programa nativo da plataforma. Isso permite tomar partido de recursos disponíveis a programas nativos da plataforma que de outra forma são indisponíveis aos programas DOS. Por exemplo, como cmd.exe é uma aplicação modo-texto nativa no OS/2, pode utilizar pipelines reais em comandos encadeados, permitindo a execução concorrente de ambos os lados do encadeamento.(COMMAND.COM utiliza ficheiros temporários, e executa os dois lados em série, um a seguir ao outro.)

Na realidade cmd.exe é um programa do Windows que atua como um interpretador de linha de comando semelhante ao DOS.

Referências

  1. Zachary, G. Pascal. Showstopper! The Breakneck Race to Create Windows NT and the Next Generation at Microsoft'. [S.l.]: Warner Books, 1994. ISBN 0-02-935671-7

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.