Cutibacterium acnes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Propionibacterium acnes)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCutibacterium acnes

Classificação científica
Reino: Monera
Filo: Actinobacteria
Classe: Actinobacteria
Ordem: Actinomycetales
Família: Propionibacteriaceae
Género: Propionibacterium
Espécie: C. acnes
Nome binomial
Cutibacterium acnes
(Gilchrist, 1900)
Scholz and Kilian 2016

Cutibacterium (Propionibacterium) acnes é uma espécie de bactéria anaeróbio Gram-positivo do gênero Corynebacterium tipicamente aerotolerante, de crescimento relativamente lento, que se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas e que quando em contacto com os poros epiteliais promove a inflamação dos folículos pilosos, causando lesões vulgarmente conhecidas como "espinhas" ou acne.[1][2] O genoma da bactéria foi sequenciado e um estudo mostrou diversos genes que podem gerar enzimas degradantes para a pele e as proteínas que podem ser imunogênicas (ativar o sistema imunológico).

Esta bactéria é largamente encontrada na microbiota (flora) da pele presente na pele da maioria das pessoas, e vive em ácidos graxos nas glândulas sebáceas em sebo secretado por poros. Também pode ser encontrada em todo o trato gastrintestinal em humanos e muitos outros animais. Sua denominação advém da capacidade que possui de gerar ácido propiônico composto importante para sua sobrevivência.

Referências

  1. Costa, A., Alchorne, M. M. D. A., & Goldschmidt, M. C. B. (2008). Fatores etiopatogênicos da acne vulgar. Anais brasileiros de dermatologia.
  2. Ajay Bhatia, Jean-Francoise Maisonneuve, David H. Persing. «Propionibacterium acnes and chronic diseases». National Center for Biotechnology Information (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.