Prosopografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A prosopografia é o estudo da carreira de uma pessoa através da informação sobre ela constante em fontes históricas[1]. A pesquisa prosopográfica tem por objetivo desvendar os padrões de relações e atividades via estudo da biografia da coletividade.

O desenvolvimento da prosopografia pode ser dividido em duas escolas: a escola elitista e a escola de massas[2]. Em resumo, aqueles da escola elitista preocupam-se com a dinâmica de pequenos grupos e os temas de estudo são, via de regra, as elites de poder. A técnica se baseia em uma investigação detalhada da genealogia, dos interesses comerciais e políticos do grupo, para isto, é largamente utilizado o estudo de casos e pouco utilizado estudos estatísticos. Já a escola de massas é mais voltada para o estudo das massas e inspira-se nas Ciências Sociais. Os adeptos desta escola entendem que a história é determinada mais pelos movimentos da opinião popular do que pelas decisões das elites e são mais preocupados com a história social do que com a política e buscam investigar um rol mais amplo de questões.

As duas escolas, diferem significativamente em seus objetos de estudo e um pouco em métodos e pressupostos, mas ambas possuem maior interesse no grupo que nos indivíduos. As matérias-primas com as quais os estudos prosopográficos foram e são elaborados são principalmente de três grandes tipos: listas simples de nomes de ocupantes de certos cargos ou títulos ou qualificações profissionais ou educacionais; genealogias de famílias; dicionários biográficos inteiros, que são usualmente elaborados em parte com base nas duas primeiras categorias e em parte com base em uma variedade de fontes infinitamente mais ampla[2].

Etimologicamente, prosopografia significa a "descrição de uma pessoa" (do grego prosopon: «personagem de teatro»).

Para os historiadores da antiguidade, a prosopografia era uma ciência auxiliar da história, cujo objetivo era o de estudar as biografias dos membros de uma categoria específica da sociedade, principalmente elites, sociais ou políticas.

Por metonímia, prosopografia refere também o livro em que personagens são ordenados alfabeticamente e os registos individuais, com uma descrição das características selecionadas para o estudo.

Notas

  1. ENCARNAÇÃO, José de. Introdução ao Estudo da Epigrafia Latina. Coimbra, Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1997,
  2. a b Stone, Lawrence. «Texto fundamental prosopografia». Revista de Sociologia e Política. doi:10.1590/S0104-44782011000200009 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.