Protectorado de Sarre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Saarland
Área de Sarre ou Região de Sarre

Protectorado da França

Flag of Germany (1946-1949).svg
1947 – 1956 Flag of Germany.svg
 
Flag of Saarland.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Sarre
Limites fronteiriços da Europa após a Segunda Guerra Mundial. O Protectorado de Sarre está a púrpura.
Continente Europa
País Alemanha
Capital Saarbrücken
Governo República
Período histórico Guerra Fria
 • 1947 Estabelecimento
 • 23 de Outubro de 1955 de {{{ano_evento2}}} Referendo da UEO
 • 1956 Tratado de Sarre
Moeda Marco de Sarre, Franco de Sarre

O Protectorado de Sarre (também denominado Sarre, Área de Sarre ou Região de Sarre) foi um território transfronteiriço entre a França e a Alemanha, que foi temporáriamente um Estado protectorado da França e, actualmente, como Estado Federal da Alemanha (Flächenland), denominado Sarre. O estado atacado violentamente pelos aliados vencedores de uma política de "desarmamento industrial" forçada durante a pós-guerra sobre os povos e os novos governos da Alemanha, após as duas guerras mundiais. Mais recentemente foi um Protectorado durante a pós-Segunda Guerra Mundial, entre 1947 e 1956, que patrocionou a derrota da Alemanha Nazi e era administrado pela França.

A região sobre o rio Sarre e os seus afluentes e vales, é geograficamente "dobrada", com uma grande riqueza mineral, etnicamente alemã, economicamente importante, altamente industrializada com uma área bem desenvolvida por infra-estruturas de transporte, que foi um dos centros da Revolução Industrial no Reino da Alemanha e que, como o Ruhr, fomentou a indústria de guerra alemã de 1800 até ao início da Segunda Guerra Mundial. Tal como a vizinha Ruhr, que foi fortemente bombardeada pelos bombardeios Aliados durante a campanha na Segunda Guerra Mundial.

O protectorado territorialmente corresponde ao actual estado alemão de Sarre, devido à devolução deste à Alemanha Ocidental, em 1 de Janeiro de 1957. Após a Segunda Guerra Mundial, uma política de desarmamento industrial e dispersão dos trabalhadores da indústria foi oficialmente perseguida pelos Aliados até 1951, e a região foi feita um protectorado francês em 1947, até às pressões da Guerra Fria para uma maior industrialização na Alemanha, o que permitiu renová-la, sendo entregue ao governo da Alemanha Ocidental em 1957. A região também foi ocupada pelos franceses durante as Guerras Napoleónicas, que definiu a forma moderna da Europa e da região.

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.