Protetorado Francês em Marrocos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
حماية فرنسا في المغرب
Protectorat français au Maroc
Protetorado Francês em Marrocos
Blank.png
1912 – 1956 Flag of Morocco.svg

Bandeira de Protetorado Francês do Marrocos

Bandeira

Localização de Protetorado Francês do Marrocos
Mapa de Marrocos em 1912; o protetorado francês é mostrado em verde
Continente África
Região Norte da África
País Marrocos
Capital Rabat
Língua oficial francês
árabe
berberes
Religião Islã
Catolicismo
Judaísmo
Governo Protetorado
Residente-Geral
 • 1912-1925 Hubert Lyautey
 • 1955-1956 André Louis Dubois
História
 • 30 de Março de 1912 Tratado de Fez
 • 2 de Março de 1956 Independência
Moeda rial marroquinO (1912-1921)
franco marroquino (1921-1956)

O Protetorado Francês em Marrocos (em francês Protectorat français au Maroc) foi estabelecido pelo Tratado de Fez na região que hoje compreende o moderno Marrocos. Existiu entre 1912 — quando se estabeleceu fomalmente um protetorado — até a independência do Marrocos, a 2 de março de 1956 e compreendia a área entre Fez e Rabat ao sul até Mogador.

As atividades francesas no Marrocos começaram no século XIX. Em 1904 a França e a Espanha dividiram secretamente o território do até então sultanato, com a Espanha criando também depois um protetorado com a sua parte.

Os franceses emitiram moedas para seu uso no protetorado entre 1921 a 1956, que continuou a circular nos primeiros anos após a independência do país até a criação de uma moeda local, o que só ocorreria em 1974 quando o Franco foi substituído pela antiga moeda do país, o dirham, sendo até hoje a unidade monetária do Marrocos

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Marrocos é um esboço relacionado ao Projeto África. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.