Proto-História

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Proto-História é o período do desenvolvimento da humanidade entre a pré-história e a história, que precede o surgimento da escrita, mas que nos é permitido conhecer por ser descrito em algumas das primeiras fontes escritas. Praticamente coincide com a Idade dos Metais.

Até o século XIX, era crença geral de que o homem tivesse surgido em poucos milhares de anos. Os estudos arqueológicos mostraram, porém, que a espécie humana passou por um processo evolutivo de dezenas de milhares de anos, desde a fabricação dos primeiros utensílios até os primeiros registros escritos.

Entende-se por pré-história todo o período que abrange a atividade humana desde suas origens até o aparecimento da escrita. A atividade humana inicial foi a predatória, passando depois para a subsistência agrícola.

A proto-história denomina a época de transição que se seguiu, quando as sociedades agrárias reuniram os primeiros elementos para a posterior aplicação da escrita. Sua principal característica foi a substituição da tecnologia da pedra pela do metal.[1]

Referências

  1. Encyclopaedia Britannica do Brasil

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.