Protonação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em química, uma protonação é uma reação química que ocorre quando um próton (H+) liga-se a um átomo, uma molécula ou um íon. O produto desta reação é chamado conjugado ácido do reagente inicial. É possivelmente a mais fundamental reação química e é um passo em muitos processos estequiométricos e catalíticos.

AH + B\ \overrightarrow{\leftarrow}\ A^- + HB^+
Protonando-se a ligação de B pelo ácido AH, resultando um deprotonado.

Sua reação inversa é a deprotonação, quando um próton, novamente H+, é removido de uma molécula ou de um íon.

HCl + NH_3\ \overrightarrow{\leftarrow}\ Cl^- + NH_4^+
Ácido clorídrico entrega um próton para a molécula de amônia. Então resulta um íon cloro negativamente carregado assim como um cátion amônio positivamente carregado.

Observe-se que um próton não pode ser "removido" de um átomo, quimicamente falando, mas sim, ter desfeita sua ligação com um íon.

Protonação ou deprotonação ocorrem em muitas reações ácido-base; elas são o núcleo da maioria das teorias das reações ácido-base. Um ácido de Bronsted-Lowry é definido como uma substância que pode protonar uma outra substância. Por protonação, a carga da molécula/íon é mudada assim como o seu carácter hidrófobo/hidrófilo.

A capacidade da substância poder aceitar um próton é dada pela sua pKb. Ao protonar um substrato, a massa e a carga da espécie em questão aumenta de uma unidade.

Alguns íons e moléculas podem passar por mais que uma protonação ou deprotonação; tais espécies são chamadas polibásicas. Muitas moléculas biológicas são polibásicas1 .

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Protonar ou deprotonar uma molécula ou íon altera muitas das suas propriedades químicas além da mudança de carga e massa: hodrofilicidade, potencial de redução2 , propriedades óticas, entre outras3 . Protonação é também um passo essencial em certos procedimentos analíticos tais como o eletrospray em espectroscopia de massa4 .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Bioquímica/A Bioquímica como Ciência da Vida/A água como solvente e a importância do pH/pH, pKa e soluções tampão - pt.wikibooks.org
  2. Estudo do processo de auto-protonação dos ácidos 3,5-dinitrobenzóico e 3-nitrobenzóico durante sua redução eletroquímica.; Rogério Tavares Ribeiro, Adriana Santos Ribeiro, Marcelo Navarro; Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) - sec.sbq.org.br
  3. Estudos físico-químicos da protonação e desprotonação da superfície do ácido húmico.; Jonas Pertusatti, Alexandre G. S. Prado; Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) - sec.sbq.org.br
  4. Espectrometria de massas com ionização por "electrospray": processos químicos envolvidos na formação de íons de substâncias orgânicas de baixo peso molecular; Antônio Eduardo Miller CrottiI, Ricardo Vessecchi, João Luis Callegari Lopes, Norberto Peporine Lopes; Quím. Nova vol.29 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2006 - www.scielo.br

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.